Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

08
Abr 10

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chegada a vez do jornalismo digital, Manuel Molinos, editor executivo do Jornal de Noticias On-Line marcou presença na Universidade Lusófona do Porto.

Os longos anos de serviço tornaram este director num “veterano” da informação on-line.

Passemos ao JN! Passemos á Web.

A sobrevivência do Jornal de noticias ao longo de todos estes anos tem sido o jornalismo impresso, mas a aposta na formação e na tecnologia fez com que a direcção do Jornal de Noticias aposta-se de modo também convicto no jornalismo digital e que este se torna-se uma forte influencia na empresa.

O fácil acesso á internet e á pagina por parte de qualquer navegador cria também ele desafios, e alicia a que melhorias e novidades sejam factores fundamenteis e de diferenciação.

 

 

Apesar de dispendioso mudar a estrutura e a imagem do site é das tarefas que mais gosto.”

Esta frase de Manuel Molinos foi o mote para a discussão em torno do site do Jornal de Noticias.

O cibernauta quando acede à página não deve ser bombardeado com informação sem estrutura, sem uma linha que se segue. È deste desafio que Manuel Molinos fala. Aproximar a página e estruturar de acordo a estar perto á dos melhores jornais mundiais sem esquecer claro a funcionalidade.

Apesar de especializado, o jornalismo digital é algo generalista pois necessita de recursos humanos que sejam capazes de tratar com diversas tarefas como as infografias, a edição de vídeo, o controlo de redes sociais, entre outros.

 

“No jornalismo digital esquece-se a regra da pirâmide invertida, e aparece quase uma deitada”

A frase de Molinos é explicada pelo facto do jornalismo digital ter de ser mais sintetizado. Os títulos têm de ser sugestivos a que os cibernautas cliquem, os leads por vezes não existem, as regras são alteradas de forma a que na estrutura e na imagem, a noticia seja o mais correcta e compreensível possível, de modo a contornar o tempo de reflexão inexistente para a publicação, e aproveitando o imediatismo a que o jornalismo digital tem direito.

 

Para uma breve consulta e uma eficaz actualização basta aceder atraves do site: www.jn.sapo.pt

 

 

 

 

Hugo Salgado

publicado por basket_revolution às 14:49

Por favor, corrigam. Não sou director executivo, mas sim editor executivo. Tratarem-me por "hacker" da informação também não me parece correcto. Obrigado
Manuel Molinos a 8 de Abril de 2010 às 22:53

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO