Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

08
Abr 10

 

 

“O jornalismo da Web já não é o futuro, eu acho que já faz parte do passado, já foi ficando para trás” porque “a tecnologia promove sempre novas aplicações facilmente utilizáveis”. São exemplos dessas novas aplicações o mobile, ipad, iphone, etc, daí o jornalismo digital não ser apenas a Web. Esta foi uma explicação do convidado da aula de jornalismo especializado, Manuel Molinos, chefe de redacção on_line do Jornal de Notícias.

 

 

Outra das questões que se levantou foi sobre o futuro dos jornais em formato papel ao que o Manuel diz não acreditar que acabe definitivamente, no entanto, pensa que entre dez anos existirá apenas dois ou três jornais generalistas. Se a Web já não é o futuro, muito menos o papel e os jornais desse formato. Ainda durante esta aula, foi levantada a questão do porquê se praticar em Portugal ainda muito pouco jornalismo digital. Molinos responde que o jornalismo multimédia não é apenas vídeo e que a Web não pode competir com a televisão em termos de qualidade de imagem. Logo “ não vale a pena fazer-se vídeos de tudo e de nada quando o espectador/utilizador pode assistir a melhores imagens em outras plataformas.”

Aquando do debate final foi colocou-se a questão se no futuro este “suposto” novo jornalismo se mantinha assim ou se se previa haver alteraçõe, ao que prontamente Molino responde que na sua perspectiva a Engenharia Informática ao mais alto nível terá de fazer parte da redacção de um jornal, até no domínio 3D.

Molinos defende que para ser-se um bom jornalista na área digital não basta perceber muito bem apenas de uma área mas “saber desenrascar-se em todas as áreas” e sobretudo “dominar a linguagem e as plataformas” porque “não há milagres”. Hoje o jornalista terá de conseguir pegar num texto e adaptá-lo para rádio, vídeo, infografia, etc. “Já não basta ser-se bom profissional segundo as regras do jornalismo, é importante dominar outras ferramentas”. No entanto, nesta área especialmente, para além da falta de tempo, o maior inimigo é a falta de reflecção.

 

Carla Coelho

 

publicado por carlacoelho às 16:13

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO