Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

19
Abr 10

 

 

Milhões perdidos por dia na indústria de transporte aéreo. ver vídeo

 

 

A paralisação de cerca de 83% dos voos das companhias europeias teve consequências para os passageiros, para as prórpias companhias e também para empresas que dependem das transportadoras aéreas.


As acções das companhias aéreas estão a cair hoje mais de 3%. Os cancelamentos de centenas de voos nos últimos 5 dias, devido à nuvem de cinzas libertada pelo vulcão que entrou em actividade na Islândia, está a causar o caos nas acções das companhias aéreas.  Segundo o Jornal de Negócios as acções da Britich Airways estão a cair 3,06% para os 228 euros, já a Lufthansa recua 3,34% para os 12,31 euros. A descida maior é a da Air France-KLM que desvaloriza cerca de 4% passando as suas acções a custar 11,94 euros.

 

 

Esta tarde realizar-se-á uma reunião extraordinária com os ministros dos Transportes dos 27 membros da União Europeia com o fim de “analisar as consequências da situação criada pela nuvem de cinzas vulcânicas na indústria de transporte aéreo e na economia”, segundo o Diário Económico. Giovanni Bisignani, director geral da IATA (Internacional Air Transport Association) e CEO critica os governos europeus por falta de liderança e pela demora de 5 dias na organização de uma reunião que analisasse e tomasse medidas para resolver as terríveis consequências económicas da paralisação, segundo Giovanni “os governos não têm tido a responsabilidade de tomar decisões claras, baseadas em factos”.

 

Os prejuízos rondam os 148 milhões de euros por dia às companhias aéreas sem contar com os gastos adicionais em refeições e alojamento para os milhares de passageiros retidos. Mas não foram só estas que sofreram. O sector das cargas também foi afectado atransando o transporte de correspondência postal e de alimentos entre outros produtos sensíveis, como é o caso de mais de 500 toneladas de flores do Quénia, no valor de 1,5 milhão de euros, uma produção que é responsável por 20% da receita do país.

 

 

 

 

 

Joana Teixeira, Sara Cardoso e Susana Correia


publicado por sararncardoso às 16:43

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO