Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

09
Mar 10

 

 

Os jornais que escolhi para análise comparativa foram o jornal público como generalista e o jornal Negócios como especializado do dia 8.
A nível da estrutura da capa ambos são muito semelhantes, têm manchete, chamadas de capa, imagens e publicidade. A estrutura interna dos mesmos é diferente, pois os temas tratados no jornal generalista não são os mesmos do jornal especializado. Têm ainda uma semelhança pelo facto de o editorial/opinião vir em ambos no final do jornal.
Os temas que o público, jornal generalista aborda são Portugal, Mundo, Economia, Local Porto, Desporto e contém um suplemento no meu ponto de vista cultural, o P2. Já os temas tratados no Negócios, Jornal especializado são Primeira linha, Empresas, Investimento, Poupança, Mercados, Investimento Privado, Economia, média e publicidade.
 Como se pode verificar o único tema que ambos os jornais têm em comum é a Economia. Relativamente e este tema o público ocupa 5 páginas, assim como o Negócios. As notícias são construídas por blocos e contêm título, superlead, lead, corpo da notícia, e em alguns casos encontramos também antetítulos.
A linguagem usada nos dois jornais é adequada ao seu público-alvo e têm algumas semelhanças apesar de no jornal Negócios serem usados termos técnicos como “rating”, que surgem sem tradução. A linguagem do jornal Público é semelhante à do jornal Negócios porque o jornal Público é um jornal de referência e que se destina na minha opinião a um público mais de elite, com maior grau de compreensão de determinados assuntos.
Apesar de ambos os jornais terem o tema de economia em comum não há notícias que abordem os assuntos mas de pontos de vista diferentes. Ambos falam nas mulheres. No Público fazem referência ao dia internacional da mulher, falam delas como mais flexiveis e de trabalharem melhor em equipa. Já no Negócios falam das mulheres pelo facto de estas receberem menos que os homensa nos cargos superiores.
Ao analisar estes dois jornais não fiquei surpreendida, estava à espera que os assuntos/temas abordados não fossem os mesmos pois um é jornal generalista, outro é jornal  especializado. Posso dizer também que o jornalismo usado em ambos é um jornalismo de rigor e que são algumas as diferenças e semelhanças que encontramos. As semelhanças mais notáveis são relativamente à estrutura da capa, linguagem e no número de páginas que ambos dedicam à secção de economia. As principais diferenças estão patentes nos temas abordados.                               
 
 
                                                                                                                                Joana Teixeira
publicado por joanamorais às 21:30

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO