Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

09
Mar 10

 

 
“Jornal O JOGO/ Jornal de Notícias”
 
                Com base na Unidade Curricular de “Jornalismo Especializado”, vou seguidamente realizar uma análise comparativa de duas publicações. No ramo das publicações generalistas, a minha escolha recaiu sobre o “Jornal de Notícias”. Já no que respeita às publicações especializadas, escolhi o jornal desportivo “O JOGO”. O jornal generalista em questão, agrupa a informação da seguinte forma: em primeiro lugar as notícias às quais lhe chamam de “primeiro plano”, seguido de notícias de âmbito nacional; policial; depois algumas páginas referentes à cidade do Porto (no caso da tiragem feita no norte); notícias de economia; notícias do mundo; sociedade; desporto; cultura; e finalmente uma secção à qual chamam “Útil&Fútil”. Já o jornal desportivo, que aborda as variadas modalidades, dá grande destaque ao futebol nacional, ocupando este tema mais de metade das páginas totais do jornal em praticamente todas as publicações. De seguida, e ainda relacionado com o futebol, é tratada a informação internacional. As últimas páginas do interior do jornal dedicam-se às restantes modalidades tanto a nível nacional como a nível internacional.
                Como seria de esperar, a informação desportiva em “O JOGO”, além de ser em maior quantidade comparativamente ao “Jornal de Notícias”, é também bastante mais pormenorizada. Apesar disso, existe em ambas as publicações espaço não só para notícias nacionais, como também para notícias internacionais nas variadas modalidades, consoante a relevância da informação.
                No que respeita aos jornalistas que tratam a informação num e noutro jornal, a meu ver, os jornalistas do jornal “O JOGO” devem de ser mais especializados indo de encontro ao próprio tipo de jornal. Pelo contrário, os jornalistas que escrevem para o “Jornal de Notícias” devem ter uma amplitude mais abrangente nas variadas áreas, não sendo tão especializados. Contudo, isso não implica que não o sejam.
                No que se refere ao público-alvo de um e de outro jornal, estes têm por obrigação de ser diferentes, dado que o jornal “O JOGO” não trata normalmente informação de outras áreas a não ser desporto. No entanto, o “Jornal de Notícias” pode também “captar” público que se interesse por este tema, pois trata essa informação, apesar de como disse anteriormente, esta não ser tão pormenorizada. Logo, o jornal generalista tem uma maior amplitude de leitores.
                Finalmente, e no que respeita à linguagem utilizada nos dois jornais, ambas são cuidadosamente aplicadas. Podemos realçar que a linguagem do jornal generalista é mais corrente, não recorrendo a termos específicos (quando isto acontece é devidamente explicado), e a linguagem do jornal especializado, apesar de também ser corrente, utiliza também termos que por vezes podem ser apenas entendidos por pessoas que dominem a área desportiva.
 
Hugo Ferreira   
publicado por hugoferreirajornalismo às 22:03

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO