Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

01
Jun 10

 

Realizou-se no último fim-de-semana mais uma fase final de basquetebol no escalão de sub-18 masculinos.

 

Em jogo estava o título nacional e as quatro equipas apuradas para esta final-four foram o Benfica e o Barreirense vindos do sul, e a Sanjoanense e o Vasco da Gama a representar o norte.

 

Esperavam-se portanto três dias de emoção! Benfica e Barreirense eram os principais candidatos. A Sanjoanense fez uma boa fase regular e o Vasco da Gama também com hipóteses vinha defender o título conquistado na época anterior.

 

 

O calendário de jogos começou com um Benfica - Vasco impróprio para cardíacos.

 

As oscilações no marcador eram constantes, e o Vasco da Gama acabou por sair vitorioso por 4 pontos já bem perto do final.

Pedro Cruz e Emanuel comandaram as tropas vascaínas enquanto Diogo Ventura e João Fernandes mantiveram vivas as esperanças encarnadas.

 

No segundo jogo da noite que colocou frente a frente o Barreirense e a Sanjoanense o equilíbrio foi uma constante saindo os rapazes de S. Joao da Madeira vitoriosos por 5 pontos. Os destaques da partida foram o inevitável Henrique Sicó do lado do Barreirense e José Barbosa na Sanjoanense.

Entramos no segundo dia com um Vasco da Gama – Barreirense.

 

O ainda campeão nacional tinha pela frente a equipa que na época anterior mais problemas causou aos Vascainos.

 

Mais um jogo em que se esperava que houvesse gente a desmaiar pois desde o primeiro ao último minuto que o marcador se mantinha quase sempre em igualdade. O resultado foi desta vez favorável ao Barreirense que assim venceu o encontro pela margem de 1 ponto.

Emanuel Vaz do Vasco fez mais uma excelente exibição acompanhado por João Veludo enquanto que no Barreirense Daniel Margarido e Henrique Sicó responsabilizaram-se por dar a vitória à equipa.

 

A complicar as contas veio a vitória da Sanjoanense no jogo seguinte sobre o Benfica. Ficava assim o Benfica sem possibilidades de chegar ao título nacional.

 

No ultimo dia, para se sagrarem campeões nacionais, o Barreirense precisava de ganhar e esperar uma vitória do Vasco entre 1 e 3 pontos. À Sanjoanense chegava a vitória… O Vasco da Gama precisava de ganhar por mais de 3 á Sanjoanense.

 

A equipa do Barreirense cumpriu a sua missão e impôs a terceira derrota ao clube da Luz ficando agora na claque do Vasco, esperando que vencessem, mas apenas por 3. Adivinhava-se portanto uma final de nervos entre Vasco da Gama e Sanjoanense.

 

E quando se esperava um jogo equilibrado até pelo equilíbrio das equipas, o Vasco da Gama não deixou a Sanjoanense respirar saindo para o intervalo a vencer por 18 pontos. Na segunda parte os Vascaínos controlaram o jogo tendo mais uma vez Emanuel Vaz , João Veludo e o internacional (ainda cadete) Pedro Cruz, sido os condutores da grande exibição do Vasco cheia de vontade e querer. A Sanjoanense já nada conseguiu fazer!

 

O campeão era pela segunda vez consecutiva o Vasco da Gama!

 

Rui Fonseca, treinador dos Vascaínos não conseguia esconder toda a alegria e num tom alusivo à falta de apoio da câmara do Porto ao clube, que não se esqueça treina num piso de alcatrão, disse: “É mais um titulo nacional, o segundo seguido que revela que contra tudo e todos, com a falta de apoio, mas com muito trabalho conseguimos colocar o nome do clube no topo do basquetebol nacional. Todos saem beneficiados, o clube, a ABP (associação de basquetebol do Porto) e a Câmara Municipal, mas só o clube trabalha para isto.”

 

O histórico do basquetebol renova assim o título nacional, numa vitória que demonstra que o “querer” também faz campeões.

 

O cinco ideal da competição foi composto por:

 

João Barbosa (Sanjoanense)

 

Pedro Cruz (Vasco da Gama)

 

Henrique Sicó (Barreirense)

 

Emanuel Vaz (Vasco da Gama)

 

Filipe Elias (Sanjoanense)

 

 

 

http://www.abp.pt

 

www.planetabasket.pt

 

www.fpb.pt

 

Hugo Salgado

Tiago Barbosa

 

publicado por basket_revolution às 04:08

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO