Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

16
Jun 10

 

 

 

 

O último convidado presente na aula de jornalismo especializado foi o jornalista Álvaro Costa.

Para aqueles que só conhecem Álvaro Costa como apresentador da liga dos últimos, este jornalista tem uma carreira muito mais brilhante e conta com um percurso de vida invejável.

Álvaro Costa ao longo do seu percurso passou por várias rádios, estando actualmente a trabalhar na rubrica Bons Rapazes da Antena 3, Liga dos Últimos e também no programa da RTP-N, “À Noite o Mundial”. 

Relativamente ao que foi falado na aula aos alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação e Cultura da Universidade Lusófona do Porto, Álvaro Costa disse que “Estamos a criar uma cultura de colmeia, uma sociedade de amadores, de boato e de pouca profundidade”. Os média preocupam-se cada vez mais com as audiências, deixando de parte a ética e responsabilidade jornalistica, tendo como finalidade o aumento dos lucros.

O comunicador mencionou que antigamente os media pertenciam ao Estado e que a comunicação era feita através da rádio e a televisão. Actualmente constatamos que houve uma evolução por parte dos meios de comunicação como o exemplo da internet, que deu origem às redes Sociais como Facebook, Hi5, MySpace, etc., que nos leva a “entrar num Universo fragmentado, onde todos nós somos media”.

A geração de hoje é uma geração que absorve toda a tecnologia, tendo ao seu dispor todas as ferramentas necessárias para ser o comunicador do futuro. “O nosso Universo é um Universo Comunicativo, temos de ser o Eu-repórter, o Self-media”. Disse.

Para finalizar Álvaro Costa referiu que nos dias de hoje a comunicação é uma indústria, uma marca, e que a informação é o produto. Existe uma grande “competição” entre os media, uma dificuldade no mercado de trabalho e se quisermos ter uma carreira temos de ser nós próprios. Ter medo de não agradar a todos é o principal falhanço… “Be honest e ser nós próprios”. Concluiu. 

 

 

 

 

Tiago Barbosa

publicado por barbosatiago às 08:42

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO