Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

16
Jun 10

 

No final do semestre mais uma visita à turma de finalistas Ciências da Comunicação e da Cultura. Desta vez, Álvaro Costa, o actual apresentador do programa “Liga dos últimos”, uma pessoa com valor reconhecido no mundo do jornalismo e do entretenimento, e com uma vasta experiência profissional nas duas áreas.

Penso que a palavra mais correcta para definir tudo aquilo que nos foi transmitido é: “mudança”. Mudam-se os tempos, mudaram as formas de praticar jornalismo, mudaram as formas de actuação dos próprios jornalistas. Como alcançar o sucesso nestes novos paradigmas? A resposta pode não existir mas Álvaro Costa afirma que “nesta sociedade temos de valorizar a diferença”.

Em relação às novas formas de praticar jornalismo posso dizer que desde há uns tempos que o jornalismo deixou na sua grande maioria de primar pela objectividade da informação divulgada. O facto de os órgãos de comunicação social pertencerem a grupos que funcionam como empresas, logo visam o lucro, alterou os critérios de valor notícia e os critérios que vigoram no código deontológico dos jornalistas. Estas novas práticas incidem principalmente no jornalismo sensacionalista. E tal como referiu Álvaro Costa, estamos num mundo onde a audiência é que exige o que se “transmite”.

No que respeita às formas de actuação dos próprios jornalistas, estes, deixaram de ser os únicos meios de transmissão de notícias. A utilização e introdução das redes sociais, levaram a que qualquer cidadão comum possa opinar, e transmitir informação para o público em geral.  Neste campo, o apresentador do programa “Liga dos últimos” transmitiu-nos a ideia de que quem estuda jornalismo e quem já é jornalista tem de conseguir filtrar o que é ou não notícia, o que tem ou não relevância para ser informação.

Para finalizar, Álvaro deixou-nos uma frase que suscitou a interrogação da turma frisando que não há segredo para o sucesso, mas o facto de querermos agradar a todos pode ser um segredo para o falhanço.

 

 

Hugo Ferreira
publicado por hugoferreirajornalismo às 13:07

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO