Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

16
Jun 10

 

 

 

O que fala o filme: O filme state of Play fala sobre um repórter que investiga e prova o envolvimento de um político dos EUA no assassinato da amante.

 

Resumo: Cal McAffrey é repórter e investiga um crime que envolve a morte da amante do político. A amante do político foi morta em frente ao metro. Cal começa a juntar as pistas que o levam a um esquema corporativo repleto de profissionais oportunistas e assassinos que pode envolver o político dos EUA. Quando o Jornalista chega perto de desvendar o mistério pensa se deve ou não publicar a história.

 

 Aspectos do filme e opinião sobre: 

State of Play é um filme recente mas que retrata aspectos que desde sempre existiram, quer na política, quer na área do jornalismo.                                                          

 

Cal McAffrey faz na sua profissão algo que está bem presente no jornalismo de hoje, o chamado jornalismo de investigação. Este tipo de trabalho é normalmente feito para investigar corrupção, envolvimento dos políticos em fraudes, mas no caso concreto do filme é para investigar mortes que estão associadas de forma indirecta a questões políticas.  

No filme a questão da investigação é feita para desvendar um esquema corporativo repleto de profissionais oportunistas, informantes e assassinos. Envolve um político dos EUA, que é suspeito no assassinato da sua amante que dava informações a seu respeito para uma empresa, point corp.                                            

O jornalista é amigo do deputado envolvido no escândalo e tenta aconselhado da melhor forma para que as notícias que saiam a seu respeito tenham menos impacto. Mesmo assim com a morte da assessora, Collin não deixa de ter cobertura pelo facto de ter mantido um caso com a funcionária. Talvez tenha sido mais “massacrado” por ter um cargo importante.                                                                          

O facto de os jornalistas fazerem trabalho de investigação leva a que sejam vistos como “cães de guarda” que mantêm um contrato com a sociedade, de informar e esta delega-lhe o poder de investigar as instituições.     

                                           

No filme está também presente a questão das fontes. O jornalista fala com várias fontes para tentar desvendar o mistério em torno da morte de Sofia, mas no fim a sua maior fonte revela ser aquele que o jornalista tinha como amigo e que considerava uma vítima dos meios de comunicação, pois é o político que está em torno deste mistério, porque foi ele que contratou uma pessoa para seguir a amante, mas essa pessoa desiquilibrada acaba por a matar. 

              

Está presente também neste filme o assunto da reflexão por parte do jornalista. Por um lado há a questão de o jornalista ter o dever de informar os cidadãos transmitindo a realidade e não omitindo o que se passa no seu país, principalmente se envolver questões políticas uma vez que o jornalista faz a ponte entre o estado e o povo.           

 

O jornalista, Cal depois de desvendar o mistério da morte de Sofia delibera sobre se deve informar os cidadãos como é seu dever, ou guardar o segredo que do resultado da investigação que fez e que envolve um político seu amigo.                                    

 

Apesar de a sua profissão lhe impor regras e valores éticos, é-lhe conferido o direito enquanto ser humano de preservar a sua vida privada, as suas amizades e de decidir publicar ou não fruto da sua investigação. Para tal Cal depois de ter decidido contar a algumas pessoas o que descobriu, escreve o artigo e coloca nas mãos da colega de equipa a decisão da publicação.

 

Talvez o facto de não ter sido ele a enviar o artigo o deixe de consciência limpa, pois fez o seu trabalho enquanto profissional, investigou e escreveu e ao não enviar o artigo pôde preservar algum do respeito que alguma vez teve pelo amigo. 

 

Joana Teixeira

publicado por joanamorais às 20:51

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO