Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

09
Mar 10

 


Num dia em que a assunto do dia era o PEC – Pacto de Estabilidade Económica – veremos como é que dois jornais trataram o assunto tendo em consideração a natureza dos dois órgãos de comunicação social. O “Jornal i” é um novo formato no mercado da imprensa portuguesa surge como revista/jornal. E na capa do dia de hoje a manchete faz referência ao PEC tendo em conta a entrevista que o candidato à liderança de um partido político, Passos Coelho, deu ao jornal.

Já o “Jornal de Negócios” trata-se de uma publicação especializada, também faz do PEC manchete. O jornal publica “ Défice desce à custa de mais impostos, menos salários e apoios sociais”. O que se veio a confirmar, por uma declaração do Primeiro-ministro, no final do dia é que os impostos não irão ser aumentados. Contudo o “Jornal i” não avança com essa informação. O “Jornal i” dentro do mesmo tema pega no assunto das privatizações para fazer notícia.

Quanto à estrutura, o “Jornal i” separa de forma eficaz a informação por temas, tendo no início do jornal um espaço dedicado à “Opinião”, a “Portugal”, ao “Mundo” e ao “Dinheiro”. Na secção “Zoom” são publicados os assuntos de destaque. Nesta secção o PEC é o assunto de relevo com direito a uma reportagem, a uma notícia e a infografia. Esta secção encontra-se no meio do jornal enquanto no “Jornal de Negócios” o assunto de destaque se encontra nas primeiras páginas, o que acontece à semelhança da grande maioria dos diários e periódicos portugueses. O “Jornal i” dedica também espaço para a “Educação”, a “Justiça”, “Crimes” e de “lazer/Cultura”. 

Já o “Jornal de Negócios” tem menos secções a separar a informação. Tem em “Primeira Linha” o PEC e o Orçamento de Estado como assuntos proeminentes do dia a ocupar quatro páginas e a ser assunto do editorial. Outra secção de “Empresas” vários assuntos nacionais são referidos. “Economia”, “Breves”, “Opinião” e “Media e Publicidade” compõe o formato deste diário especializado. O jornal faz-se ainda acompanhar por dois suplementos o “Mercados” e o “Investimento Privado”. 

Quanto ao tratamento noticioso, na observação dos dois jornais pode-se verificar que sendo um generalista e outros especializado o tratamento da informação diverge entre um e outro. O “Jornal de Negócios” aprofunda e desenvolve mais o tema. Recorre a mais fontes que o “Jornal i” nesta matéria. Verifica-se por parte do “i” o uso dos jornais especializados como fontes de informação. O “i” refere as suas fontes, neste caso o “Diário Económico” e o “Jornal de Negócios”. A agência “Lusa” serve de fonte tanto para o “i” como para o Negócios. Contudo para além da “Lusa” o “ Jornal de Negócios” utiliza fontes apuradas pelo próprio jornal.

A informação publicada pelo “Jornal de Negócios” é mais completa enquanto no “i” o assunto é abordado com mais superficialidade e como menos fontes de informação. Contudo a linguagem utilizada é simples e acessível. O “Jornal de Negócios” recorre mais à utilização de citações. Sendo uma publicação especializada em economia, verifica-se uma maior dedicação ao assunto. Neste caso há uma pluralidade de informação, por parte do diário especializado, na medida em que no assunto do PEC o jornal faz referência à posição de todos os partidos políticos, com mais assento parlamentar na Assembleia da República. Enquanto o “Jornal i” apenas se circunscreve a um partido político, o PSD. 

Assim pode-se concluir que em ambos os jornais o PEC e o Orçamento de Estado foram os assuntos escolhidos para fazer manchete, contudo o ponto de abordagem ao tema foi diferente. O especializado desenvolve mais as matéria, enquanto que o generalista dá mais atenção ao critério da actualidade dando informação mais “soft”, se assim se pode dizer. O que se pôde verificar foi que no “Jornal de Negócios” apesar de ser um jornal essencialmente de economia está também muito a par da política. Grande parte das matérias publicadas, no jornal, fazem referência ao Estado. Susana Correia

 

publicado por sucorreia às 23:05

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO