Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

17
Jun 10

 

 

 

 

 

State of Play Ligações Perigosas

 

 

State of Play é uma produção cinematográfica realizada em 2009 por Kevin Macdonald. O protagonista do filme é Russell Crowe, no papel de Cal McAffrey e conta também no elenco principal com os actores Ben Affleck (Stephen Collins) e com a actriz Rachel McAdams no papel de Della Frye.

 

 

Resumo

 

O filme inicia-se com o homicídio de um jovem drogado num beco escuro. Um outro homem que passava de bicicleta pelo local também foi atingido mas consegue sobreviver, tendo no entanto sofrido graves danos físicos que o colocam num coma profundo. No dia seguinte Cal McAffrey um jornalista famoso dirige-se ao local do incidente e consegue obter algumas informações junto do detective Donald Bell (Harry Lennix).

 

Pouco depois uma jovem rapariga é morta numa estação de metro, o congressista Stephen Collins (Ben Affleck) é informado que era a sua assistente Sonia Baker (Maria Thayer). Numa declaração que faz ao publico pouco depois de receber a informação, a meio de uma secção do congresso que investiga as operações de uma empresa de actividade privada (PointCorp), emociona-se ao comunicar a morte da sua assistente. No entanto a imprensa começa a especular que Sonia Baker tinha um “caso” com o congressista Stephen Collins.

           

Cal McAffrey pela amizade que tinha com o congressista Collins desde os tempos da Universidade pensa que o seu amigo estava a ser alvo de injustiças por parte da empresa de segurança privada PointCorp.

           

Após a obtenção de pistas sobre o homicídio do jovem drogado e de Sonia Baker, Cal começa a interligar os dois casos, levando a pensar que existe uma ligação que poderá estar relacionada com uma grande conspiração política que liga o governo e o exército, à PointCorp.

           

Com o desenrolar da estória e com as pistas e informações que vai obtendo das fontes Cal McAffrey vai poder escrever a verdade dos que realmente aconteceu no seu artigo, que Stephen Collins está envolvido na morte da sua assistente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Temas abordados no Filme:

 

Um dos aspectos importantes de que o filme trata é o aspecto jornalístico, ou melhor, o jornalismo de investigação. Ao longo do filme verificamos um jornalista a tentar descobrir factos ocultos, denunciar pessoas ou práticas, “trazer a verdade ao de cima”, não publicando especulações mas sim publicar quando tem a certeza do que realmente aconteceu, não emitindo juízos de valor mas sim a verdade. Podemos constatar isso em algumas cenas do filme em que vários jornais publicam muitas especulações sobre a morte de Sonia Baker e que Cal McAffrey não o faz sem saber a verdade levando ao descontentamento da editora do Jornal que apenas está preocupada com os lucros e com a falência do jornal.

 

No inicio do filme também podemos verificar uma critica ao jornalismo digital. Existe uma crítica contra alguns jornais que tem adoptado e mudado o jornalismo impresso para o virtual. A crítica deixa claro que nos dias de hoje a informação sai primeiro na internet em blogues mas de forma não correcta nem sincera, apenas para criar impacto.

 

Outro dos temas que podemos tirar do filme é a questão do poder dos media e do poder politico. Para aqueles que consideram ou consideravam o poder dos media como o 4º poder e o politico o 1º poder, no filme vemos que não é isso que acontece, mas sim que os media sobrepõem-se ao poder politico.     

 

Para finalizar existe também uma relação do jornalista com as fontes. No filme as fontes mereceram grande destaque porque foram elas que possibilitaram o jornalista de obter toda a verdade. Contudo ficou bem patente que existem fontes que vão ao encontro dos jornalistas e outras que são os jornalistas que tem de “andar” atrás. O jornalista deve no entanto saber diferenciar as fontes que o querem ajudar e aquelas que apenas querem destacar-se na sociedade e alcançar a fama.   

 

 

 

Tiago Barbosa

publicado por barbosatiago às 19:04

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO