Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

06
Abr 11

O Jornalismo Generalista, tal como o nome indica, procura noticiar todos os assuntos sem procurar atribuir ao leitor um assunto de interesse. Noticía tudo.

 

“Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal”

(Bruno Fortunato/Leoni)


O Jornalismo Especializado é a abordagem aprofundada e específica dos temas que podem ser objecto de matérias por parte da imprensa. Procura cumprir a função de agregar indivíduos de acordo com suas afinidades ao invés de tentar nivelar a sociedade em torno de um padrão médio de interesses que jamais atenderia à especificidade de cada grupo.

 

“Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto”

(Renato Russo)

Podemos verificar algumas diferenças e semelhanças ao analisarmos um jornal generalista e um jornal especializado. Como tal, escolhi o Jornal de Notícias (generalista) e “O Jogo” (especializado).

 O “Jornal de Notícias” sendo um jornal generalista é destinado a um público muito mais amplo, de variadas faixas etárias e de vários níveis escolares, tem vários temas e páginas dedicadas ao mais amplo público. Ao contrário de “O Jogo” que, sendo um jornal especializado em desporto dá destaque às várias modalidades, mas centra-se sobretudo no futebol nacional, que ocupa mais de metade das páginas do jornal.

O jornal generalista encontra-se dividido em 11 secções – Primeiro Plano, Nacional, Polícia e Tribunais, Porto, Viva Mais, País, Economia e Trabalho, Mundo, Sociedade, Cultura e, por fim, Desporto – pois é necessário agrupar a informação para não se tornar confuso, visto que noticía todos os temas. Já “O Jogo” não se encontra dividido em secções fixas, mas varia as suas secções consoante as ligas ou taças disputadas durante a semana e está organizado por Clubes Desportivos, reservando algumas páginas do fim do jornal para as restantes modalidades, para além do futebol.

O público-alvo do Jornal de Noticias é diferente do público-alvo do jornal “O Jogo”, sendo que no primeiro, apesar de guardar um espaço para o Desporto, não trata a informação tão pormenorizada como no segundo, que não trata informação de outras áreas a não ser desporto.

Quanto à linguagem, o Jornal de Notícias utiliza uma linguagem corrente para todo o tipo de público – quem lê fica esclarecido. Os títulos são de fácil interpretação, não tendo necessidade de ler a notícia para se perceber o assunto de que se trata. Utiliza uma linguagem objectiva e cuidada.

 Já “O Jogo” utiliza uma escrita mais criativa, usa mais adjectivos e através dos títulos, para quem não está dentro do assunto, não se chega facilmente ao conteúdo da notícia.

Quanto ao aspecto visual, ao olharmos para ambos os jornais não se verifica muitas diferenças. Tanto um como outro usam manchetes, imagens e publicidade. As infografias e fotografias a cor são mais utilizadas no “O Jogo”, no entanto o “Jornal de Notícias também faz uso destes elementos.

 

 


 

 

 


 

 

 

Por: Joana Silva

 

publicado por joanassilva78 às 22:07

Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


pesquisar
 
blogs SAPO