Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

07
Abr 11

 

     

 

 

 

Para perceber a diferença entre dois tipos de jornalismo analisei o " Jornal de Notícias " e " A Bola ", o primeiro      define-se como um jornal generalista o segundo como um especializado, ambos periódicos.

O " Jornal de Notícias " na capa apresenta uma preocupação de seguir uma linha estética onde o nome do jornal é destacado em letras brancas sobre um fundo azul e ilustrado por vários destaques desde da economia, desporto, sociedade. Já " A Bola" indica o nome do jornal bem centrado na capa e realçado em cor vermelha os destaques exibidos por este são todos referentes ao desporto.

O jornal generalista divide-se nas seguintes secções : Primeiro Plano, Nacional, Polícia e Tribunais ,Porto, País, Economia e Trabalho, Mundo, Sociedade e Vida, Cultura, Desporto, tem ainda uma página dedicada ao leitor, a Necrologia na secção Viva + encontramos a programação televisiva, breves notícias relacionadas com figuras públicas, conta ainda com uma secção de classificados.

Por sua vez o jornal especializado exibe secções todas elas ligadas ao desporto distinguindo-se da seguinte forma : Futebol, Competições, Clubes Desportivos, Modalidades desportivas ( Andebol, Fórmula 1, Ténis ), nas duas últimas páginas encontramos a secção Nacional , onde são referidas notícias da sociedade, economia, política. Como seria de esperar a informação desportiva é mais perdominante e mais pormenorizada no jornal "A Bola" o que por sua vez o "Jornal de Notícias " abrange superficialmente a informação desportiva dedicando a esta três páginas.

 Quanto a linguagem o " Jornal de Notícias " tem um vocabulário cuidado e objectivo de fácil compreensão, contrariamente o jornal  " A Bola " expõe uma linguagem mais técnica com maior liberdade e criatividade na escrita.

Estes dois jornais partilham semelhanças na construção das notícias pois utilizam a pirâmide invertida, assim como antetítulos, títulos e leads, igualmente os dois jornais publicam artigos de opinião nas suas edições.

O público alvo dos jornais especializados é sem duvida um público que quer saber mais aprofundadamente do assunto e que domina essa área, e por sua vez o público alvo  dos jornais generalistas é a comunidade em geral que quer ter conhecimento de todos os temas de forma simples e objetiva.

 

Por: Marta Soares

 

 

 

 

 

publicado por martasoares às 01:56

Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


pesquisar
 
blogs SAPO