Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

10
Mar 10

 

Jornalismo Generalista / Jornalismo Especializado
 Jornal Noticias / Jornal A Bola
  
Analisando dois jornais diários, um generalista “Jornal de Notícias, e um especializado o jornal desportivo “A Bola”, podemos verificar algumas diferenças e semelhanças a nível estrutural.
Quanto ao jornal desportivo “A Bola” apresenta-se mais como um jornal sensacionalista, uma vez que atribui maior relevo a um clube desportivo, SLB (Sport Lisboa e Benfica). Apesar de ser um jornal especializado em desporto dá um maior destaque ao futebol que a outras modalidades desportivas. Temos como exemplo disso trinta e sete páginas sobre futebol e apenas quatro intituladas de mais desporto das quais fazem parte o Ténis, Râguebi, Basquetebol e Natação. Numa análise mais pormenorizada podemos verificar que a secção do futebol está subdividida em Nacional, onde fala de todas as ligas portuguesas, e Internacional que evidencia os campeonatos europeus mais competitivos. Este jornal utiliza várias infografias, mais cor e um texto abreviado, enquanto o “Jornal de Notícias” recorre mais a texto e menos infografias.

Estruturalmente podemos constatar que o “Jornal de Notícias” quanto aos seus artigos é constituído por antetítulo, título, super-lead e lead. Já no jornal “A Bola” possui para além do antetítulo, título, super-lead e lead vários entre-títulos.
O jornal “A Bola” e o “Jornal Notícias” apresentam divergências de linguagem dando ao jornalismo especializado a possibilidade de utilizar uma escrita mais criativa, com maior liberdade de expressão e com termos técnicos, enquanto que o generalista usa uma linguagem mais cuidada e objectiva.
Podemos concluir que o Jornal de Noticias por ser generalista abrange um público-alvo mais vasto tratando de vários temas da sociedade. No jornal “A Bola” os seus leitores são mais específicos e com características exclusivas sobre modalidades desportivas.
                                                              
 
 
                                                                                                                             Tiago Barbosa

 


 
publicado por barbosatiago às 02:44
editado por jornalismoespecializado às 16:26

O Jogo VS Jornal de Noticias por Hugo Salgado

Depois da leitura e análise de dois jornais distintos, um generalista e um desportivo tornam-se claras algumas diferenças, existindo também algumas semelhanças, nomeadamente entre o “Jornal de Noticias” e “O Jogo”
O publico alvo dos jornais desportivos é sem duvida diferenciado do dos jornais generalistas, se bem que neste caso o Jornal de Noticias seja dos generalistas mais próximo de todas as classes.
Ambos os jornais são diários. Ambos com um nome forte no mercado. Ambos com preocupação de chegar ao maior numero de leitores possível. Ambos vocacionados para as regiões ou postos de venda.
Diferenças? Semelhanças?
O Jornal de Noticias tem a preocupação de no norte ter o destacável do Grande Porto.
O “O Jogo” tem a preocupação de no norte ter a capa preenchida com o “Grande Porto”, desta feita o Futebol Clube do Porto. No sul, o Sporting aparece em predominância na capa.
Por falar em “capa”, o JN mostra uma preocupação de nas capas seguir uma linha estética suave, que mostre os destaques com a indicação das paginas, preservando o símbolo do Jornal como intocável.
O “O Jogo” tal como os outros desportivos não demonstram preocupação no símbolo do jornal, colocando por vezes imagens sobrepostas. A restante capa é preenchida com todas as imagens e informação que seja possível. Talvez uma aposta no choque.
Ao percorrer as páginas de ambos nota-se no “O jogo” um preenchimento de cor e imagem que não vemos no JN. O uso das infografias é natural nos desportivos.
Mas como é que ambos tratam o desporto?
Uma questão pertinente e ao mesmo tempo curiosa ao descobrir-mos que não se trata de desporto, mas apenas de futebol… Esse “senhor” intitulado de desporto rei.
No JN, nomeadamente na edição de terça-feira, todas as paginas do destacável desportivo eram dedicadas ao futebol.
Já o “O jogo”, um jornal desportivo, repito, desportivo, das suas trinta e nove páginas concedeu gentilmente quatro páginas a outras modalidades.
O JN trata o desporto, digo, o futebol, de um modo mais superficial, informando o leitor, fazendo referencia também a declarações dos técnicos. Tem uma linguagem que chega a todos, mesmo os menos entendidos compreenderão.
Já o desportivo “O Jogo” trata o futebol ao pormenor, informando, analisando, tendo comentários, opiniões, crónicas, muita imagem e fait-divers. Faz uso de chavões.
Como conclusão, de notar que os conteúdos dos dois jornais comparados são diferentes. Um é generalista, trata toda a informação, incluindo desporto de modo superficial. Outro é especializado no desporto e trata-o ao pormenor. A principal diferença estará na linguagem usada. A principal semelhança estará na estrutura própria que ambos se fazem “acompanhar”. Uma “linha” que lhes dá sentido e que o leitor já identifica.


HS
basket_revolution a 10 de Março de 2010 às 04:21

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO