Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

15
Abr 11

 

     Álvaro Costa, o conhecido apresentador, abriu o ciclo de convidados da unidade curricular Jornalismo Especializado.

Nasceu em 1959, contando já com um currículo invejável. Iniciou a sua carreira na rádio em 1980, na RDP, passou ainda pela Rádio Comercial, Antena 1 e Rádio Nova, actualmente apresenta o programa sobre futebol regional”Liga dos Últimos” transmitido pela RTP e participa na rubrica “Bons rapazes” na Antena 3.

O comunicador, radicalista, apresentador de televisão e jornalista distingue-se pela sua boa-disposição e pelo seu imenso saber musical tendo sido um dos responsáveis pela divulgação do rock em Portugal.

 

Conduziu uma sessão, sobre uma retrospecção da comunicação na sociedade.

 

A sociedade encontra-se numa mudança constante, provocada pela instantaneidade da comunicação, o surgimento das redes sociais (Facebook, Twitter), são o exemplo na facilidade de partilha de informação e de comunicar, seja qual for a distância.

“Vivemos num mundo I am media”, refere o facto de a sociedade estar numa constante actualização e sobre informação  numa busca por mais tecnologias, o que não aconteceu na sociedade de outrora, dai afirma “ Só tenho saudades do futuro” sendo este um admirador da world wide web e das redes sociais. Deixou bem destacado a importância do comunicador ter de ser multifacetado, e ter a capacidade de integrar e agregar todos os elementos num discurso, estando atento ao meio que o rodeia.

Segundo, Álvaro Costa vivemos numa "Selva tecnologica" devendo o comunicador explorar esses novos caminhos. Desta forma ve o comunicador do futuro a viver desafios mais aliciantes e mais estimulantes.

Quando questionado sobre o destaque da rádio diz que esta é "nossa mãe", é uma informação mais natural que não se tem de estar preso a um teleponto.

"Reiventem-se para o futuro", foi com esta afirmação que Álvaro Costa, se despediu da sessão.

 

 

 

 

publicado por martasoares às 23:10

Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


pesquisar
 
blogs SAPO