Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

16
Abr 11

 Apresentador da Liga dos Últimos, programa sobre futebol distrital e amador português e com uma rubrica de vídeos de youtube de futebol e moderador de comentários através do facebook, no programa Pontapé de Saída, marcou presença na aula de Jornalismo Especializado do dia 15 de Abril de 2011.

 Álvaro Costa falou um pouco do seu currículo profissional e sobre o atual panorama do Jornalismo.

 Abordou o tema "I Media", em que cada um pode publicar conteúdos e sobre integração e agregação. Quando o jornalista faz várias coisas ao mesmo tempo na sua profissão, falamos em integração. Agregação quando se refere a redes sociais como o Facebook e a sua relação com os utilizadores, relativamente à performance destas redes, de acordo com o seu bom funcionamento e a inclusão de elementos digitais no jornalismo tradicional. Falou também em Tempo Transmedia em que o jornalista domina várias plataformas.

 A internet surge como novo paradigma na comunicação e gera grande velocidade na transmissão das notícias. Vive-se num Mundo em constante mutação. Álvaro Costa referiu que "A comunicação deve começar pelo detalhe, para chegar a um todo.", "A verdadeira incerteza é a certeza.", "Só se pode ter saudades do futuro.", "A rádio é o ponto de partida para para se passar para outros ramos dentro do Jornalismo.".

 No final da aula, o convidado perguntou aos alunos quais as suas perspetivas futuras quando estiverem para entrar no mercado de trabalho e esteve receptivo a responder a perguntas feitas por parte dos alunos.

  

Ilídio Guerreiro 

publicado por filipe89 às 09:13

Abril 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14

17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


pesquisar
 
blogs SAPO