Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

01
Mai 11

O actual director da versão on-line o JN, fez parte da lista de nomes dos convidados à aula de Jornalismo Especializado. Manuel Molinos já foi jornalista do “Comércio do Porto”, chefe de redacção do diáriodonorte.pt, um jornal exclusivamente on-line português que cobria toda a região norte do Porto. E ainda, foi durante treze anos, professor de Comunicação na ES Filipa de Vilhena onde exerceu cargos de grande responsabilidade (membro do Conselho Pedagógico, Corrector de Exames Nacionais e Orientador de Estágios Profissionais).

 

 

Manuel Molinos começou por referir que o JN (Jornal de Notícias) foi o primeiro diário português a lançar uma edição on-line. Este facto teve imensas virtudes, contudo o projecto sofreu avanços e recuos. O arranque do site JN teve uma componente muito mais técnica do que editorial. Inicialmente, cabia a alguns jornalistas – os que estavam mais à vontade com as novas tecnologias – a tarefa de “alimentar” a edição on-line. Ao final do dia, esse grupo de jornalistas recolhia os textos das principais notícias da edição do dia seguinte, colocava-as num formato informático e lançava-as para a Web. Todo o trabalho apenas se resumia à transposição de artigos da versão em papel para a versão web.

Contudo, em 2008 o Jornal de Notícias decidiu dar um passo à frente com uma Mudança Editorial do Site, que tinha sido tema de reflexão durante muito tempo, pois havia a necessidade de se perceber o que estava a “bombar” no mercado. Refere que o objectivo inicialmente, não passava por ter só jornalistas virados para a versão on-line, mas com o decorrer dos tempos, houve alterações. “Todos os Jornalistas do JN têm acesso ao site, podendo colocar noticias onde quer que estejam, há um sistema de alerta que nos comunica que foi publicado um novo conteúdo, mas há um núcleo de jornalistas on-line”.

Manuel Molinos garante que “no JN todo o elemento multimédia é produzido pelos próprios”. Contudo, ele próprio esclarece que “não queremos ser televisão. Não faz sentido produzir para a web aquilo que se faz na TV”. O editor do JN online fez ainda questão de lembrar, e relembrar, que “o futuro (presente) é a “passagem” da informação para as redes sociais”. Explica que hoje “há uma espécie de gestor das redes sociais que está atento às redes, porque até elas, por vezes são notícias”. Refere que é muito importante “estar em todo o lado; estámos no orkut, twitter, facebook, enfim, em todo o lado” e esta presença nas redes sociais têm-se traduzido num aumento de tráfego. Para reforçar esta ideia, explica que inicialmente o JN esteve associado á PT, e teve domínio no sapo.pt, onde a maior parte das visitas ao site vinham através da página central do Sapo, mas as redes sociais foram importantes porque as pessoas entravam directamente nas redes e ainda partilhavam o conteúdo para amigos. Este aspecto é bom para a própria empresa como para as pessoas em geral, pois têm acessos mais facilitados. Também é possível se verificar que há muitas visitas através da Google.

O Grupo Controlinvest começa a pensar como podem ganhar dinheiro com os produtos on-line e foi assim que surgiu a versão e-paper disponível para computadores, tablets e smartphones, o “primeiro produto para vender”, que segundo a opinião do jornalista “não faz sentido estas versões quando elas não acrescentam nada de novo, nenhum dinamismo”. Para além da versão e-paper, o grupo vende conteúdos para o Metro do Porto.

A mais recente mudança e também ela muito significativa é, para Manuel Molinos, a presença do JN na mobile. Refere que é uma área que “vale a pena apostar. Faz todo o sentido os órgãos de comunicação social apostarem porque, com preços baixos que apresentam, haverá muitos a aderir e isso, gera lucro”.

Concluiu mostrando a atitude que o JN tem adoptado, afirmando que “se há nós queremos lá estar”. O ciberjornalismo é feito de avanços e recuos.

 

Por: Joana Silva

 

 

 

 

 

 

 

publicado por joanassilva78 às 23:26
tags:

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO