Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

02
Mai 11

 

Manuel Molinos, editor online do Jornal de Notícias, esteve na ULP, para uma aula sobre jornalismo digital.

O jornalista falou sobre a evolução da plataforma online do JN e os vários desafios ultrapassados, que em muito contribuiram para o jornal arrecadar o Prémio de Excelência Geral em Ciberjornalismo, no ano 2009.

 

“Foi uma evolução tranquila”

O Jornal de Notícias foi o orgão de comunicação pioneiro no lançamento de uma versão web. Mas nem sempre a página existiu como hoje a conhecemos. Deixando para trás a simples transposição de conteúdos da versão escrita para a versão online, a plataforma transformou-se. A principal aposta passou pelo investimento num cariz marcadamente multimédia e pela dinamização da página, através de uma presença activa nas redes sociais pois, tal como o jornalista refere, “a web requer muito dinamismo e interacção”. A criação de novas funcionalidades, o lançamento de canais próprios - de economia, desporto, social – e a parceria com blogs temáticos, traçaram a nova estrutura do site.

A próxima meta passa por marcar presença também na área mobile, através do desenvolvimento de versões específicas para o Ipad, para o Iphone e para o Android. Em vista está, igualmente, a consolidação de um novo produto: a versão e-paper do JN, um conteúdo exclusivo a assinantes. Para Manuel Molinos o problema dos conteúdos pagos reside num conceito que o próprio mercado online estigmatizou: “a web tem uma cultura de gratuitidade e é muito difícil competir com isso.”

 

“A narrativa multimédia é algo diferente”

Na informação online, as reportagens multimédia são muito usuais, agregando vídeo, infografia e texto, fazem com que os conteúdos se tornem cada vez mais completos. Os conhecimentos multimédia aliados aos conhecimentos jonalísticos são essenciais aos profissionais, e são cada vez mais necessários. Todos os jornalistas da redacção no JN têm acesso à plataforma online e podem publicar, como refere Manuel. O papel do jornalista torna-se assim cada vez mais complexo, pois há todo um domínio multimédia a explorar, assim como novas ferramentas a utilizar.

 

A sessão terminou com um breve esclarecimento de dúvidas, em que os alunos colocaram algumas questões ao convidado.

 

 

Por: Ana Azevedo

publicado por anaclaudiaazevedo às 13:03
tags:

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO