Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

02
Mai 11

 

 

 

 Manuel Molinos, marcou presença no passado dia 29 de Abril na aula de jornalismo especializado. Actualmente editor online do Jornal de Notícias, já foi jornalista do “Comércio do Porto”, e chefe de redacção do jornal on-line diariodonorte.pt, distingue se por ser um jornalista da era digital.

            O convidado iniciou a sua intervenção referindo que o Jornal de Noticias foi o primeiro diário em Portugal a ter edição online, no entanto esta resumia se à transposição de artigos da versão papel para a versão Web, estando este trabalho a cargo de apenas 2 jornalistas. Este processo estendeu-se até 2008 mas a aposta na formação na tecnologia, criatividade e inovação, marcam uma viragem no desenvolvimento do jornalismo online.

             

A remodelação do site, trouxe consigo a necessidade da criação de um núcleo de jornalistas para trabalhar online executando tarefas em plataformas digitais, uma vez que se tornou importante a hierarquização da informação na web, impulsionando o jornalismo digital.

            Em seguida a este grande passo, segue-se uma grande aposta na multimédia, onde existe um restrito número de profissionais experientes em flash e javascript, resultando desta infografia. Manuel Molinos afirma “Que um jornalista tem o dever de saber/executar as novas tecnologias que vão surgindo. É importante os jornalistas actualmente saberem trabalhar com várias plataformas e programas.”

Uma vez que as redes sociais estão em destaque e assumem um papel relevante perante a sociedade, o orador referiu a importância da passagem da informação para as redes sociais.

           

O JN, investiu na criação de um posto de gestor de redes sociais, não limitando se somente a colocar posts, estando atento ao que se passa nas mesmas, realçou o facto de ser bastante importante estabelecer o contacto com os utilizadores para uma maior interacção com o público.

Nas redes sociais como facebook e twitter são transmitidos hiperligações, que redireccionam os utilizadores para o site onde podem aprofundar os temas postados nas redes.

Entre 2008 e 2010, o JN manteve se associado à PT, e a grande parte das visitas ao site eram realizadas pela Sapo, o que já não vem acontecer com a criação de um domínio próprio, contando com referências das notícias feitas pelo Google, fazendo disparar o número de entradas externas.

            O Jornal de Notícias mantém de lema “Se existe um produto novo, nos queremos estar lá”, o JN tem acompanhado a evolução da tecnologia, empenhando se e investindo em dispositivos móveis com aplicações para Ipad e iPhone, contando ainda com E-paper uma versão digital do jornal.

O grande objectivo é estar sempre cada vez mais perto de cada um,de forma mais simples e rápida.

 

 

Por: Marta Soares

publicado por martasoares às 11:44
tags:

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO