Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

12
Mai 11

  Como quarto convidado na nossa aula tivemos um conhecedor de desporto e principalmente de futebol, Manuel Fernandes Silva, jornalista da RTP.

  Considera que não é preciso especificação técnica nesta área, apenas conhecimento específico e claro está dominar o jornalismo em geral. Um jornalista desportivo tem afinidade a determinado clube, mas vê-se na obrigação de revelar imparcialidade ao ouvinte,leitor ou telespetador. Ainda assim, os receptores da informação, na maioria das vezes, não reconhecem a imparcialidade no jornalista e questionam-se normalmente de qual será o seu clube.

  O jornalista desportivo é alguém que se vê constantemente vigiado, criticado e até escortinado. Surge então o conceito de "treinador de bancada", aquele que opina em questões futebolísticas e quer perceber o posicionamento do jornalista. Quando o ouvinte está perante a narração de um evento desportivo, terá acesso a um misto de sensações, expressões e opiniões por parte do narrador. Daí que seja algo que vai para além do normal papel do jornalista e que tem como função levar o ouvinte ou telespetador á realidade do estádio, recorrendo por vezes a técnicas como o "slowmotion" em lances mais decisivos.

  A pessoa que narra um jogo de futebol de uma equipa portuguesa no estrangeiro pode dar enfâse ao seu comportamento em jogo. Agora "dentro de portas", o caso muda de figura deve ser isento nos seus comentários.

  A valoração no desporto é quase obrigatória, em que o resumo de uma partida de futebol funciona como uma crónica da mesma. Os contactos da imprensa com determinado jogador é regulamentado pelo clube que este representa.

  Em suma, a publicidade é algo que está ligado ao desporto e que gera milhares de Euros. Por outro lado, se outras modalidades desportivas querem chegar ao patamar do futebol, têm de procurar o seu próprio mediatismo.

  Antes do final da aula, o convidado dispôs-se a responder a eventuais perguntas dos alunos e a contar alguns episódios que já viveu desde que tabalha em jornalismo desportivo.

   Ilídio Guerreiro 

publicado por filipe89 às 09:23
tags:

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO