Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

17
Mai 11

  O filme retrata um enorme processo de investigação jornalística sobre questões políticas na América. É muito parecido com o caso Watergate, o maior caso de investigação jornalística nos Estados Unidos.

  Tal como em Watergate, no filme Ligações Perigosas, um homem e uma mulher vão investigar um caso de corrupção política que põe em causa a imagem de um promissor congressista americano, Stephen Collins.

  A morte de uma jovem, Sonia Baker, numa estação de metro vai iniciar uma profunda investigação por parte de Cal McCaffrey e Della, jornalistas do Washington Globe, à carreira política do congressista e a uma empresa de segurança, a Point Corp que tinha a seu cargo mais 14 empresas.

  Rondas telefónicas, o furo jornalístico e a questão das fontes estão bem presentes neste filme.

  Cal põe de lado a amizade com Stephen e utiliza a mulher deste e uma fonte que não quis ser identificada (um membro disssidente da empresa Point Corp), para o ajudar a desvendar este caso. As mortes que vão acontecendo no filme serviam para encobrir o raio de ação da empresa de segurança.

  Sonia Baker, amante do congressista e sua colaboradora no partido, foi utilizada pela Point Corp para recolher informações do congresso de Stephen. Quando esta deixa de dar informações é assassinada a mando de membros da empresa.

  O filme revela a corrupção dentro do próprio partido, o desmascarar da Point Corp e a detenção pelas autoridades policiais do congressista Stephen Collins por ficar-se a saber que estava a aceitar subornos.

  Foi dado a conhecer aos americanos pela mão destes jornalistas que investigaram o caso, com a publicação da reportagem no jornal  todo este escândalo de corrupção na política e os milhares de dólares nele envolvidos.

  Em minha opinião, a investigação jornalística é algo importante pois dá a conhecer ás pessoas dados que tentam ser encobertos sobre determinado tema de uma sociedade. Com os custos que envolve e a constante luta por obter as notícias em primeiro lugar por parte dos jornais, esta prática jornalística não é muito utilizada.

 Ilídio Guerreiro

publicado por filipe89 às 06:25

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO