Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

17
Mai 11

O mundo jornalístico pode se tornar um bicho-de-sete-cabeças quando não se consegue juntar todos os factos, é um quebra cabeças que requer atenção, concentração, coragem  e tempo. O filme “State of Play” realizado por Kevin McDonald, baseado numa série política da BBC conta com um grande elenco que dá vida à ficção - Russell Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Helen Mirren. Este filme aborda um misto de questões, reviravoltas e conspirações político-militares. No desenrolar do caso criamos uma certa ligação que faz com que não nos desprendamos do ecrã.

 

 

 

 

Argumento

O filme começa com os misteriosos assassinatos de dois homens e uma mulher, um drogado que é perseguido e morto num beco, um jovem entregador de pizza, (este consegue sobreviver a dois tiros que o coloca em estado de coma profunda mas acaba por ser assassinado no hospital, teve uma morte inocente por ver o rosto do assassino) e por fim a morte de uma investigadora do departamento de defesa na estação do metro. No dia seguinte já no local do crime, o detective Donald Bell responsável pelo caso, fornece algumas informações sobre o caso ao jornalista de investigação Cal McAffrey. Sem citar nomes “sem nomes, nem citações”realça o jornalista, nesta cena podemos ver que há uma certa cumplicidade entre o jornalista e o detective, ambos sabem que estão ali para fazer o seu trabalho. De seguida somos levados ao gabinete do congressista republicano Stephen Collins (Ben Affleck) cujos assistentes comunicam a morte da sua colega e amante, Sónia Baker (Maria Thayer). Não conformado com a notícia chora pela morte da amante diante da imprensa numa audiência, dando largas imaginações a comunicação social que afirmam em varias publicações que Sónia e Collins eram amantes. Acrescentam ainda que a companheira suicidou-se porque estava a ser pressionada por parte do companheiro.    

Collins transtornado procura o seu amigo dos tempos da Universidade para desabafar, McAffrey que conclui que Collins esta a ser alvo de uma conspiração vindo da empresa em que trabalha. Para mudar toda aquela controversia em torno da morte da Sónia o jornalista decidiu construir uma notícia alternativa e plausível, apurando os factos, contactar as fontes, falar com elas pessoalmente, mesmos levando muitas portas na cara McAffrey e Della Frye (Rachel McAdams) uma ambiciosa jornalista que tem a responsabilidade de publicara na pagina Web do jornal “Globe”os casos privados dos políticos, não desistiram do caso ou artigo, enquanto outros jornais publicavam notícias com base em opiniões e interpretação, foram juntado todas as provas e factos que os levou a desmistificar todos os crimes envolvidos. 

 

 

Apreciação

Este filme mostra-nos como de facto um jornalista pode ajudar um detective a desvendar um crime. Houve de certa forma uma investigação jornalística muito aprofundada por parte do jornalista McAffrey, uma vez que se tratava do seu amigo político envolvido num escândalo leva as questões mais afundo e pessoais. Porém, por um lado o jornalista estava preocupado em dar uma notícia credível que não restassem dúvidas, por outro lado a implacável editora Cameron (Helen Mirren) queria apenas acompanhar o ritmo dos outros jornais para facturar, “o que interessam são as vendas e não a descrição” segundo a editora.

Em relação as fontes são quase todas não identificadas, desde a amiga do rapaz drogado que por ventura também é assassinada por desvendar algumas informações que tinha em sua posse. McAffre e a jornalista Della fazem um interrogatório a uma das fontes com base em jantagens.  

O filme é um grande exemplo da prática do jornalismo de investigação, actualmente pouco explorado em Portugal "Quase nada do que é feito em Portugal cabe no jornalismo de investigação porque se baseia em fontes não identificadas e não garante que as coisas tenham uma verdade. O que sai do jornalismo de investigação tem de ser uma verdade que resiste ao tempo",Óscar Mascarenhas

 

As personagens:

 

Russell Crowe  (Cal McCaffrey)

Ben Affleck  (Stephen Collins)

Rachel McAdams (  Della Frye)

Jason Bateman  (Dominic Foy)

Robin Wright Penn (Anne Collins)

 

 

Helen Mirren ( Cameron Lynne)

Jeff Daniels ( George Fergus)

Maria Thayer (Sonia Baker)

Wendy Makkena (Greer Thornton)

Harry J. Lennix  (Donald Bell)

 

 

 

Por: Zanaida Augusto

publicado por zanaidaaugusto às 10:33

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO