Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

22
Mai 11

 

 

Sinopse:

 

No início da década de 1950, a ameaça do comunismo criou uma atmosfera de paranóia nos Estados Unidos, vivia-se uma época designada por "McCartismo".

O governo e em particular o senador Joseph McCarthy, promoveram uma campanha de denúncia de simpatizantes comunistas e colaboradores da União Soviética.

Durante anos, as audiências feitas pela comissão liderada por McCarthy, causaram o terror diante de todos aqueles que se opunham aos seus métodos. No entanto, o jornalista da CBS Edward R. Murrow e o seu produtor Fred Friendly W., procuram noticiar com transparência e isenção, vendo-se impedidos pela censura promovida pelo governo.

Na luta que trava por transmitir a verdade, Murrow é colocado na lista de comunistas de Joseph McCarthy e passa a ter que encarar directamente o peso da censura. Mas as suas convicções, ajudaram a derrubar um dos senadores mais controversos da história americana.

 

Elenco: David Strathairn; George Clooney; Patricia Clarkson

Indicações ao Oscar de 2006: Melhor Filme, Melhor Actor (David Strathairn), Melhor Director (George Clooney), Melhor Roteiro Original (George Clooney e Grant Heslov), Melhor Direcção de Arte, Melhor Cinematografia.


 


 

Considerações: 

 

Good Night and Good Luck “é um filme sobre um grupo de jornalistas profissionais que com bastante precisão e minúcia derrubaram um “cancro” do corpo político. Eles acreditaram nas liberdades fundamentais do povo americano, pois viram o senador Joseph McCarthy, como um homem que iria destruir essas liberdades em nome de sua defesa.  

 

McCarthy é um mentiroso e um tirano, que destruía os adversários com mentiras, chamando-lhes de traidores, mas ironicamente, acabou destruído pela verdade.

 

O instrumento de sua destruição, foi Edward R. Murrow, um jornalista de televisão, que estava acima de qualquer suspeita. Teve uma carreira como jornalista na rádio de Londres, mas a sua fama foi lançada no meio televisivo. A sua ousadia jornalística foi apoiada pelos produtores e jornalistas da CBS.  

 

De realçar a personagem de Murrow em “Good Night, and Good Luck” encenada por David Strathairn, onde foi muito bem personificada, o actor dominou todos as maneiras do Senador, tais como, o olhar de esguelha por debaixo das sobrancelhas, a forma como se sentava e ouvia os outros e ainda o humor irónico.

 

O filme é inteiramente dedicado à política e às empresas noticiosas, mais propriamente, sobre a vida interna da CBS News. Só para demonstrar como funcionava o mercantilismo na época a CBS News tinha uma política de empresa onde era proibido o emprego de casais, por isso Shirley e Joe Wershba tiveram que manter o seu casamento em segredo. O filme, filmado a preto e branco, evoca o romantismo do filmeCidadão Kane (Citizen Kane).As cenas importantes são mostradas no edifício CBS, excepto um banquete, um bar, um quarto e as imagens das notícias. Murrow e Friendly circulavam em três áreas: nos seus escritórios, no estúdio de televisão e nos escritórios do chefe William Paley (Frank Langella).O filme não retrata somente os abusos de McCarthy, mas descreve todo processo pelo qual Murrow e a sua equipa chegaram à destruição, deixando assim os telespectadores a formarem as suas próprias opiniões, sobre a relevância da história moderna.

 

Edward R. Murrow tentava alcançar com seu noticiário, a objectividade, onde a verdade sobre qualquer questão era vista de uma perspectiva integral, e não apenas do ponto de vista político. Hoje, a dicotomia de filosofias são diferentes sobre determinado assunto, são abordadas segundo a natureza, para a dinâmica dos média. No entanto, em 1954, este era um novo conceito de abordagem dos temas, e que Edward R. Morrow foi o seu criador. Para teorizar sobre a veracidade de qualquer conceito em particular, torna-se necessário um esforço intelectual, que amplia nossos horizontes. Tal epigrama de "Boa Noite e Boa Sorte", foi o que fez deste filme um método intelectual e fascinante! Nos nossos dias existem filmes que são produzidos com excessos de efeitos especiais, que substituem o intelecto, elemento básico da natureza humana. Convém referir que o sucesso da maioria dos filmes é determinado pelo orçamento de bilheteria. Steve Soderbourgh e George Clooney, atingiram uma efervescência vidente, para decidirem produzir este filme, que floresce num resumo de fervor acadêmico que estabelece o real propósito da televisão.

 

Edward R. Murrow, tornou-se o como um fornecedor, de uma precisão sem precedentes, no mundo das notícias na televisão, com a virtude de se aprofundar em todos os ângulos. Questões como, a paranóia comunista, que foi veementemente defendida por Joe McCarthy! Foi o tema abordado na programação das notícias, que Edward R. Murrow pretendeu abreviar severamente. A noticiabilidade tornou-se uma prerrogativa de todos os americanos nos Estados Unidos, depois do profissionalismo de Murrow, entrar no reino de notícias. A televisão deixou de ser um mero canal de entretenimento inócuo, pois agora, tinha sido introduzido o elemento informativo.

 

O filme "Boa Noite e Boa Sorte" assumiu uma inteligente perspectiva esclarecedora, trazendo a cobertura de notícias nos média para o povo americano. Trazendo para a ribalta a verdade, uma verdade que não é animadora, mas que é um mal necessário, que mantém a verdade, para determinar até onde vai o alcance da filosofia política, em oposição à outra. Esta apresentação aguda de princípios fundamentais e das políticas que Edward R. Murrow estabeleu, como um precedente para os apresentadores de notícias, fez do filme "Good Night and Good Luck", uma amostra convincente, de como os americanos têm dissecado a precisão de notícias na televisão.

 

Para terminar, o filme "Boa Noite e Boa Sorte" é incrivelmente brilhante na premissa jornalística. É um retrato sobre os direitos individuais dos cidadãos, e sobre a liberdade de imprensa, onde as pressões económicas, politicas e sociais pautam o ritmo de trabalho dos jornalistas. Num ano de fervor político, “Good Night and Good Luck” é talvez o mais político de todos os filmes.

Por: Anabela Pestana

publicado por anabelapestana às 21:09

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO