Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

23
Mai 11

  O desenrolar da narrativa do filme "Good Night and Good Luck" ocorre entre 1953 e 1954. Vivia-se entao, o período da Guerra Fria.

  Guerra esta de vários processos de intimidação verbal e através da mostragem do seu material bélico entre as duas Superpotências vencedoras da II Guerra Mundial, os Estados Unidos e a antiga URSS. Estas duas nações tinham como ambição ser a maior potência mundial a todos os níveis. Esta guerra para bem de todos nunca chegou a eclodir para bem de toda a população mundial e evitou-se assim todo um enorme rasto de destruição.

  O filme passa-se maioritariamente nos estúdios da CBS e que tem em Ed Murrow (diretor da CBS) e o Senador Mccarthy como principais intervinientes nesta história. A adrenalina para entrar no ar, o entregar das peças a tempo e uma pessoa a segurar textos pivôs fazem parte das rotinas deste canal televisivo.

  Naquela altura a América, deportava para os seus países de origem qualquer pessoa que tivesse intenções comunistas e partia em busca de infiltrados comunistas no país.

  Acusaram Radulovich, um tenente da Força Aérea, por ter ideais comunistas e se dar com pessoas comunistas e ser um risco pa segurança no país. Este foi julgado e absolvido. Posteriormente foi novamente reentregado na Força Aérea americana. A CBS expôs este caso televisivamente. O canal foi alvo de pressões políticas e acusado de ter ideais comunistas e praticar um jornalismo de Esquerda. Ainda assim a CBS sempre se assumiu como um canal defensor da liberdade no Mundo e nunca quis tomar partido das ideias do Senador Mccarthy, mas sim pela liberdade das pessoas americanas. O facto de o Estado querer controlar o que o canal televisivo transmitia e as constantes pressões influenciava muito o dia-a-dia naquela redação.

  Também o próprio Ed murrow, diretor do canal, foi acusado de ser um simpatizante do Comunismo. O Senador Mccarthy, acusou-o de ter feito um programa contra o Estado e particularmente contra ele e acusa-o de ter envolvimento com os comunistas. Também este Senador disse que existia uma luta entre dois partidos políticos e que um um deles saíria destruído devido à incessante luta contra o Comunismo no país e que havia infiltrados de esquerda no Pentágono. Por sua vez Murrow disse que existia uma luta entre si e o Senador por questões políticas.

  A "caça" aos comunistas a conspiração e o travar do Comunismo estão bem presentes no filme, que retrata bem o sistema político e social americano naquele período de tempo.

  Ilídio Guerreiro

publicado por filipe89 às 20:36

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO