Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

23
Mai 11

 

Good Night and Good Luck é um filme realizado por George Clooney em homenagem ao pai que foi apresentador de televisão. O título é uma frase do personagem e jornalista Edward R. Murrow ao despedir-se dos telespectadores pronunciava a frase que deu origem ao título do filme, conta com um elenco muito forte assim com o próprio George Clooney, David Strathairn, Frank Langella e entre outros.

 

 

Resumo

 

O filme é o retrato dos anos 50, numa altura que os Estados Unidos estavam a passar por momentos difíceis, "os loucos anos 50". Todos a uma dada altura podiam ser acusados de simpatizantes comunistas e Julgados. Joseph McCarthy o poderoso senador de Wisconsin promovera uma autêntica busca, à todos os comunistas que se encontravam no país. Essa busca sem fundamentos durou anos, e todos os que não estavam com o senador, estava contra ele, a sua palavra era uma ordem, mesmo havendo alguns corajosos que pensavam em denunciar o senador pelas práticas injustas, não o faziam por medo de arcar sozinho com as consequências. O jornalista Edward R. Murrow e a restante equipa de redação da CBS Television, sem medo mas com muita coragem decidem denunciar o senador fazendo frente a frente através do programa "See It Now" da CBS, dando ao senador a oportunidade de se defender caso o jornalista estivesse a dizer algo que não fosse verídico. Já estava na altura de alguém por um ponto final naquela situação. O filme gira em torno da luta da equipa do canal CBS, contra as tiranias do senador Joseph McCarthy.  

Quanto ao espaço quase 90% do filme passa-se na redação da CBS de um modo simples, prático e puro mais carregado de uma conotação politica muito importante, houve duas ou três cenas que foram filmadas fora da redação, é nos dado a ver os estúdios e a modo como trabalhavam os jornalista na década de 50, com algumas semelhanças e diferenças a pratica jornalística actual, por um lado o ritmo, a pressão, o estúdio carregado de muita tensão, por outro lado não se dispunham de tantos meios tecnológicos que têm os estúdios actualmente, o Jazz também se fez ouvir nos estúdios da CBS para acalmar os momentos de tensões, “A música de jazz é uma inquietação acelerada.” In “um certo sorriso” de Françoise Sagan.
 

Este filme para além de nos levar a viajar no passado, é também uma crítica ao s dias de hoje, é um retrato sobre os direitos individuais dos cidadãos, e sobre a liberdade de imprensa. As pressões económicas, politicas e sociais ajustam sempre o ritmo de trabalho da equipa, é neste contexto que aparece a figura, quase paternal, de Murrow, como o líder natural do grupo de descontentes. Sempre que acabava de apresentar um programa, o seu olhar tremia levemente, como se estivesse sempre a por na balança ou a ponderar as consequências dos seus actos. Essa viagem ao passado é acentuada com a cor do formato do filme a preto e branco, é de salientar ainda que o filme termina conforme começou.

 

Porém,"Good Night and Good Luck" é um filme que mostra a importância da televisão na nossa sociedade, serve de intermediário, é um meio de comunicação de massa que traz uma nova dimensão através da imagem e tem como lema informar para forma.

Elenco:

 

 George Clooney — Fred Friendly, coprodutor com Murrow do See It Now
 Robert Downey, Jr. — Joseph Wershba, escritor, editor, e correspondente da CBS News
 Patricia Clarkson — Shirley Wershba
 Frank Langella — William S. Paley, chefe executivo da CBS
 Jeff Daniels — Sig Mickelson
 David Strathairn — Edward R. Murrow, jornalista e personagem do programa de TV da CBS See It Now
 Tate Donovan — Jesse Zousmer
 Ray Wise — Don Hollenbeck
 Alex Borstein — Natalie
 Reed Diamond — John Aaron
 Matt Ross — Eddie Scott
 Joseph McCarthy     

Por: Zanaida Augusto


publicado por zanaidaaugusto às 20:56

Maio 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

15
18
19
20
21

25
28

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO