Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

10
Mar 10

 

Jornalismo Especializado
 
                Hoje, na aula do 3º ano, do curso de Ciências da Comunicação, da Universidade Lusófona do Porto, o tema abordado foi “Jornalismo Desportivo”. Este tema, é um dos vários que vão ser tratados pelo professor Daniel Catalão, no âmbito da unidade curricular de Jornalismo Especializado. Neste contexto, o professor Daniel, convidou o jornalista da RTP, Hugo Gilberto, que está ligado ao desporto, tendo este nos proporcionado uma aula muito agradável, e fazendo-nos reflectir um pouco sobre o jornalismo desportivo actual.
                Alguns elogios e também algumas críticas foram lançadas pelos intervenientes nesta aula, género de debate. Vou então de seguida fazer uma espécie de resumo da aula e confrontando e comparando a minha opinião com a do Jornalista Hugo Gilberto sobre a imprensa desportiva nacional.
               
                Em primeiro lugar, quero desde já abordar uma das questões mais faladas nesta aula: “O porquê de o Jornalismo Desportivo, em Portugal, ser praticamente todo ele centrado no futebol? ”. Como cada um de nós pode observar ao folhear um jornal, mais de metade de cada publicação diária nos três principais jornais desportivos (O JOGO, RECORD, A BOLA) é reservada ao futebol, sendo apenas uma minoria de páginas disponibilizadas para as restantes modalidades. Neste parâmetro, como não poderia deixar de ser, concordo plenamente com a opinião do jornalista Hugo Gilberto. O futebol é um desporto em que quase diariamente rodam milhares de euros, por um ou por outro motivo, mas acima de tudo é um desporto que mexe muito com as emoções das pessoas, e que “vende” facilmente. Este factor é aproveitado ao máximo pelos responsáveis da imprensa desportiva nacional. Podemos então dizer que em parte, as capas dos jornais desportivos passaram quase que por completo a não ter a finalidade de informar, mas sim de comercializar.
 
                Em segundo lugar, queria abordar aqui também outra questão que foi levantada na aula, e que tem a ver com o facto do jornalismo desportivo, continuando a falar de imprensa escrita, ser bastante diferente dos restantes tipos de jornalismo, na medida em que parece não seguir os mesmos critérios daquilo que é ou não notícia. Aqui, algumas das conclusões que tiramos foram: é um jornalismo que vive muito da especulação; a síntese que até aqui era feita, tem vindo a tornar-se numa análise; e por último, aquilo que no jornalismo desportivo por vezes é notícia não fazia sentido ser noutro ramo jornalístico. Como exemplo para este último ponto, podemos referir que por vezes um treino de uma equipa de futebol ocupa várias páginas num jornal, sendo os treinos apenas preparações para os jogos. No entanto, não verificamos na restante imprensa escrita ser notícia por exemplo a preparação de um determinado político para um debate em que vai participar. Hugo Gilberto defendeu ainda que o jornalismo desportivo deveria ser igual a todos os outros.
               
                Por último lugar, queria então terminar esta espécie de resumo com mais uma questão. “Será um jogo de futebol transmitido pela televisão um momento jornalístico ou de entretenimento?” Não quero dizer que esta seja uma pergunta retórica, mas no mínimo, penso que poderei afirmar que é uma questão que suscita variadas opiniões. O jornalista Hugo Gilberto apresentou-nos uma opinião própria. Em traços gerais, fez-nos saber que sendo ou não um momento jornalístico, deve continuar a ser abordado por jornalistas, pois torna obrigatoriamente este trabalho mais rigoroso, e mais contextualizado.  
 
                Em suma, podemos então dizer que o jornalismo desportivo na imprensa escrita nacional, sofre de algumas carências e assenta em alguns pontos que chocam contra os princípios jornalísticos. No entanto, ainda existem jornalistas que contrariam essa tendência mais comercial do jornalismo, e, utilizando uma frase dita hoje pelo jornalista Hugo Gilberto, “são os representantes do cidadão no espectáculo do mundo”.
 
 
Hugo Ferreira
 
 
publicado por hugoferreirajornalismo às 19:28
editado por jornalismoespecializado em 14/03/2010 às 00:48

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO