Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

09
Jun 11

ELVIRA CALVO NA ULP

 

 

 

 

A jornalista Elvira Calvo, actual docente da Universidad Complutense de Madrid, como convidada da aula de Jornalismo Especializado.

Segundo ela a economia foi reconhecida nos Estados Unidos nos anos 50 .

Os jornais de informação generalista começaram a introduzir cada vez mais espaço para notícias económicas, tal como acontecia à semelhança de grandes jornais internacionais. Recorriam a páginas especiais, com uma cor diferenciada, essencialmente de “ cor salmão”, que serviam para difundir conteúdos económicos.

As noticias económicas produzem informações de relevância na televisão e rádio.

No final dos anos 80 em Espanha apareceu a primeira rádio de economia, que se chamou “ rádio inter-economia “ . Em 1994 todo mundo considerou que era uma loucura uma rádio que tratava só de economia durante 24 horas.

Em Espanha a primeira rádio económica foi a “ Expansión “ .

Segundo período da rádio económica chama-se “ Cinco Dias “ ; que já tem mais de 20 anos. É a rádio mais escutada do país.

O terceiro período chama-se “ La Gazeta de los Negócios “ . É convertido no período de informação. Outro jornal  “ Negocio & Estilo de Vida , que é um diário gratuito de informação económica com maior distribuição no país. Existe ainda outro jornal até aos dias de hoje  o “ El Economista “ que foi um projecto recuperado de uma publicação antiga.

Jornalismo Económico em Espanha decorreu nos inícios dos anos 80, com o desenvolvimento do mercado financeiro. A jornalista afirmou, que prova disto, foi existirem vários jornais financeiros, dedicados a notícias económicas e à criação de agências internacionais como a Reuteurs Bloomberg News,  programas especializados de Rádio e Televisão, o sucesso da Rádio Inter-economia, e até mesmo alguns canais televisivos especializados em Ecomonia.

Emissão em continuo, as explicações eram detalhadas de modo a que todos ou ouvintes entendessem, com esclarecimentos sobre o significado de expressões, ou então, indagando sobre as melhores opções de rendimento. Este formato, tentava ajudar as pessoas a aplicarem as suas economias. Esta Radio Inter-economia foi considerada uma prestadora de serviços para atrair a atenção do público.

 

Em 1997 Bloomberg foi figurante; vendia uma espécie de televisão, também criando Bloomberg rádio.

Bloomberg foi responsável por toda a televisão , como por exemplo, França e Portugal.

Inter-economia Televisiva são grupos demasiado políticos. Não havia democracia. Toda a gente estava de acordo.

Segundo ela, na área da economia é mais fácil encontrar emprego. Onde ela trabalhava havia um seminário de economistas.

A grande evolução para os alunos é a área da economia.

Segundo a jornalista Elvira Calvo, o jornalismo económico on-line cresceu de forma rápida e as universidades ainda não conseguiram acompanhar essa mesma evolução.

Em Espanha existem já empresas vocacionadas para este mercado com portais financeiros , diários económicos digitais, blogues , etc.

Na televisão espanhola existem bons profissionais. Segundo a jornalista, uma pessoa que trabalha durante um largo período numa mesma estação, não é favorável porque nunca se sabe o que se passa num outro local ;  é sempre bom conhecer coisas novas.

publicado por isabelfortes às 02:12

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO