Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

09
Jun 11

A última aula de Jornalismo Especializado contou com a presença da convidada Elvira Calvo, actual docente da Universidad Complutense de Madrid. Com um passado ligado à rádio e à televisão, Elvira Calvo inicia uma conversa com os alunos sobre as origens e o percurso do Jornalismo Económico em Espanha.

 

Anos 50 aos Anos 80

Segundo Elvira Calvo, foi nos anos 50 que a informação económica foi reconhecida, nos Estados Unidos. Mas foi nos anos 80 que a economia começou a ser representada como área de informação. Refere que esse fenómeno, em Espanha, deu-se quando os jornais generalistas, todos os domingos, lançavam um suplemento de cor de salmão dedicado à economia. Isso mostrava já o interesse em haver especialização nessa área.

Então, em Espanha o inicio da imprensa especializada deu-se nos anos 80.

 

Anos 90

Foi nos finais dos anos 80, inícios dos anos 90 (1994) que aparece em Espanha a 1ª rádio dedicada exclusivamente à Economia - “Rádio Intereconomia”. Inicialmente todos pensavam que esta rádio seria um fracasso, pois acreditavam que ninguém estaria disposto a ouvir a falar de contas 24 horas por dia. No entanto, ela abre “consultórios”, onde os ouvintes colocavam dúvidas/questões, tornando-se um sucesso.

Nos finais dos anos 90, a “Rádio Intereconomia” era já um fenómeno junto da classe média. Com isto, decidiu-se avançar para a compra de um canal – “Intereconomia Television”. Este, transmitia as novidades da bolsa em primeira mão e às 17h, hora do fecho da bolsa, passava a ser um canal generalista.

Em 1997, Michael Bloomberg fundou, uma agência que pretendia anunciar os valores da Bolsa a tempo real. Bloomberg cresceu tanto e ficou tão rico que criou novos meios para a informação económica. Conseguiu alastrar-se à Península Ibérica e criar a Bloomberg Tv.

A Bloomberg Television e a Intereconomía Televisión foram dois canais de televisão, que conviveram durante muitos anos em Espanha, a transmitir informação sobre economia durante 24 horas por dia. A Bloomberg Television transmitia informação “pura e dura” sobre economia e a Intereconomía Televisión era um canal mais acessível com blocos informativos em cada meia hora que resumiam a informação mais relevante do momento sobre economia, faziam consultoria e programas informativos que destacam vários sectores da área.

Em 2001 havia já:

  • Cinco rádios especializados em economia;
  • Uma rádio especializada em economia;
  • E dois canais televisivos especializados em Economia – “Intereconomia Television” e “Bloomberg Tv”

Em 2007, a Bloomberg Tv fecha todos os seus canais, com excepção de Londres.

 

Jornais Especializados em Economia em Espanha:

  • ·         Expansión: o primeiro jornal a ser lançado, ainda existe e é o mais lido nesta área.
  • El Mundo: que também disponibiliza uma edição on-line;
  • Cinco Dias: segundo jornal económico a aparecer em Espanha
  • La Gaceta de los Negocios: que desde há cinco anos para cá se converteu num jornal generalista;
  • Diario Negocio & Estilo de vida, mais conhecido por Negócios: foi o quarto jornal económico espanhol. Trata-se de um jornal gratuito que tem uma tiragem diária de 100 mil jornais e é distribuído no metro, nos cafés, nas empresas, e outros locais públicos;
  • El Economista: ultimo jornal de economia a surgir
  • O El Confidencial é um jornal espanhol exclusivamente digital

 

 

Formação em Economia

A formação académica na área da economia nos cursos de jornalismo é insuficiente. Prova disso é o facto de muitos dos cursos não terem sequer a disciplina. Elvira Calvo refere mesmo que quando terminou o seu curso não fazia ideia do que era a economia. Mas foi a sua “ignorância absoluta” que a levou abandonar a área do Jornalismo Cultural e a especializar-se na área. Segundo a docente, “descobri que a economia é bonita”, mas isso levou muito tempo, pois a maneira de colmatar esta falta de conhecimento foi “ler todos os dias a imprensa económica”.

Para Elvira Calvo, “a economia de um país é como a economia de uma casa” e o jornalista deve procurar aprender sempre cada vez mais coisas novas.

 

 

Por: Joana Silva

publicado por joanassilva78 às 09:49

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO