Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

09
Jun 11

  Elvira Calvo, espanhola e professora da Universidad Complutense de Madrid foi a última convidada das aulas de Jornalismo Especializado.

  Com experiências na comunicação audiovisual, rádio e televisão relatou a forma como surgiu o jornalismo económico no Mundo e posteriormente em Espanha.

  A informação económica foi reconhecida nos Estados Unidos nos anos 50 com o aparecimento das primeiras crónicas económicas. Nos anos 70, Michael Bloomberg pensou em criar uma agência para mostrar as variações na bolsa. Anos mais tarde é criado na América o Bloomberg news que engloba informações na rádio e na televisão em língua inglesa. Em 97 surge a Bloomberg Televísion e difunde para toda a Península Ibérica. Só em 2007 é que este canal que aborda temas relacionados com economia, índices bolsistas das principais praças mundiais e as quebras e as subidas dos valores das ações se expande internacionalmente.

  No tempo da ditadura militar do General Franco em Espanha não havia sindicatos e tão pouco notícias sobre economia. O diário económico é um fenómeno especializado na Europa. Em Espanha a parte económica aparece em cor laranja nos jornais especialistas espanhóis, sendo uma informação que interessa particularmente a empresários e economistas.

  Os informativos televisivos e na rádio servem para as pesoas estarem esclarecidas sobre taxas de juro,pensões e saber as melhores alturas caso estejam interessadas em vender ou comprar ações.

 

  Surgimento dos Media sobre economia em Espanha:

  - O Expansion foi o primeiro diário económico de maior tirada no país. Atualmente tem outro grupo económico a geri-lo;

  - 5 dias é o segundo jornal mais importante ( muitos trabalhadores estão a ser despedidos com a crise);

  - La Gazeta de los Negócios foi vendido há cinco anos e converteu-se na Gazeta. Este generalista está vinculado á extrema direita;

  - Negócios é o nome de um generalista que surgiu há seis anos. É um jornal gratuito com uma tiragem de 100 mil exemplares;

  - El Economista é um jornal recuperado de uma publicação dos anos 80;

  - Anos 90 passou a haver programas só especializados em economia na televisão;

  - 91- A partir deste ano já existia cinco jornais económicos, uma rádio especializada e dois canais televisivos sobre conomia;

  - Intereconomia TV - Canal co cariz muito político e que difunde muitos conteúdos sobre o partido Socialista. Com o encerramento da bolsa ás 17horas este canal passa a ser um generalista;

  - O canal Intereconomia TV em 2010 passa a ser um canal sm informação económica;

  - Abre-se assim uma vaga para um novo canal de economia, o Intereconomia Business.

 

  Segundo a convidada os blogs económicos são muito úteis porque fazem uma boa síntese da informação. Também mencionou que na ausência de uma disciplina académica sobre economia, deve ser colmatada ao ler-se vários jornais económicos para haver uma familiarização com esta área. É como se aprender um novo idioma.

  No fim a convidada esteve disponível para responder a perguntas.

   

  Ilídio Guerreiro   

publicado por filipe89 às 09:32

Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO