Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

13
Abr 12

     Baseado em factos verídicos ,o filme Good Night and Good Luck , retrata a batalha real entre Edward  R. Murrow , jornalista da CBS, e Joseph McCarthy , Senador dos Estados Unidos. O filme tem como cenário a década de 50, numa época que ficou conhecido pelo Macartismo termo que descreve um período de intensa perseguição anticomunista e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos. Esta foi uma das mais importantes batalhas jornalísticas da história americana.

     O filme mostra-nos o dia-a-dia da redacção da estação da CBS, os problemas com que se deparam, como os tentam resolver, de modo a levar avante a intenção de fazer um jornalismo de excelência onde imperam os principios éticos, e ainda os preços a pagar como consequência da vontade da equipa liderada por Ed Murrow de reportar sempre a verdade.

Ed Murrow e toda a sua equipa da cadeia CBS , foram as primeiras vozes a fazer  frente ao Senador  Joseph Mccarthy , expondo o caso perante uma sociedade que estava a ser silenciada.

     Aqui fica claro o papel do jornalista de dever informar a sociedade , que Ed Murrow respeitou  expondo publicamente toda a verdade que se passava nos bastidores do Governo Americano , pondo fim ao clima de repressão onde os jornalistas tinham medo de relatar os factos inconvenientes com medo de serem também eles alvos a abater.

     A "caça às bruxas" durou até que a própria opinião pública americana ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais, graças em grande parte à actuação corajosa do respeitado jornalista Edward R. Murrow .

     Este filme encerra ainda outras questões ,actuais nos dias de hoje, relativamente aos media e à sua quase alienação em relação à vida poitica. Apela ao papel de intervenção e o poder educativo dos media , mais especificamente da televisão.  George Clooney , realizador do filme,  alerta para o facto da televisão ter que assumir um papel mais activo no seio da sociedade e na formação da opinião pública e lança uma crítica ao facto desta estar ocupada maioritariamente com a vertente do entertenimento.

    Hoje em dia, vemos que os meios de comunicação social estão na mão de grandes grupos económicos cujo o objectivo, como em qualquer outro negócio, é obter lucro . Deste modo , os jornalistas ficam reféns de interesses superiores que podem , eventualmente , prejudicar a sua actividade .  Esta situação é ,aliás, retratada ao longo do filme, onde se pode perceber o drama do Chefe Executivo, William Paley,  que se vê sempre “encurralado”  entre  a vontade da sua equipa de jornalistas de expor a verdade e as pressões exercidas pelos patrocinadores e pelo poder politico.

    No seu discurso final, em modo de reflexão, Ed Murrow faz ainda um alerta à sociedade que se pode resumir na seguinte frase retirada do seu discurso: “Este instrumento pode ensinar, pode iluminar; sim, ele pode até inspirar. Mas ele só pode fazer isso se as pessoas estiverem determinadas a usarem-no para esse fim. De outra forma, não passará de fios e luzes em uma caixa.”

 

 

Tiago Alexandre

publicado por tiagoalexandre19 às 02:39

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
14

15
16
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


pesquisar
 
blogs SAPO