Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

13
Abr 12

 

 

 

 

"Boa noite e boa sorte" ("Good night, and good luck"), filme de 2005 dirigido e escrito por George Clooney, traz à tona a história verídica do pivot Ed. Murrow.

O filme conta a historia de um grupo de jornalistas da rede televisiva CBS, em Nova York, que travaram uma luta contra o Senador McCarthy, o nome por de trás da “caça às bruxas” comunista. A televisão conhece assim a sua primeira cruzada política, reconhecendo um grande poder sobre a opinião pública.

O título refere-se à expressão utilizada pelo jornalista Ed. Murrow, ao despedir-se dos espectadores no final de cada emissão de um dos seus programas. Murrow era apresentador do programa "See it Now", virado para a investigação jornalística, e deixou a sua marca não apenas pelo uso da sua frase típica, mas também pela qualidade e rigor das transmissões.

É através deste programa que Murrow aborda a problemática da caça às bruxas. Na sua fase mais crítica, os inquéritos eram dirigidos a todo aquele que fugisse ao ideal patriota, sendo os mesmos consequentemente acusados de "comunismo" e conspiração contra o Estado.
O filme retrata ainda o quotidiano dos restantes membros da redacção, assim como a relação entre os jornalistas e o chefe da cadeia televisiva norte-americana.
Com um caráter documental, mostra os bastidores do jornalismo, o dia a dia de uma redação e os desafios enfrentados na produção de um jornalismo de denúncia.

Apesar de descrever a década de 50, o filme é uma profunda análise da sociedade actual, não só sobre os direitos dos cidadãos, como também sobre a responsabilidade dos media numa sociedade cada vez mais dominada pelo poder da imagem.

 

Inês Marques

publicado por patriciaalves às 21:19

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
14

15
16
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO