Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

13
Mai 12


 

Longe vão os tempos em que o hóquei em patins (HP) era o desporto do povo. Aquele tempo em que velhos e novos se deitavam tarde, de madrugada, para ouvir os relatos de mundiais que chegavam do outro lado do Atlântico. Hoje, o HP está um pouco vetado ao esquecimento, não só por culpa da ascensão do futebol e do dinheiro que este gera, mas também por culpa dos media que empurraram a informação sobre o desporto para as últimas páginas, isto quando é existente.

 

 Portugal está representado no Guiness Book of Records como o melhor em HP

 

 

 

 “O Hóquei tem vindo a melhorar a sua imagem e tem feito um esforço para ser vendável ao consumo de desporto, mas muito há ainda que fazer”

 

Nuno Carrão é treinador há mais de dez anos, sendo o atual treinador adjunto da seleção nacional de sub-20 de HP e do escalão infantil do Clube Infante de Sagres. Nascido em Lisboa, treinou diversas equipas da zona Sul, até que em 2007 mudou-se para Gaia onde treinou o CH Carvalhos e o HC Paço do Rei antes desta aventura nacional. Durante o seu percurso, Nuno Carrão viu uma “sociedade demasiado "futeboleira"” onde as entidades responsáveis partilham informação que “não é eficiente o suficiente. Apesar de disporem de sites ontem podem ser consultadas informações, a atualização dessas informações nem sempre é a desejada”. Como solução, o treinador acredita que “podia/devia ser feito um press release ou semelhante, de ambas as partes onde ficasse disponível toda a informação que as entidades pudessem consultar” e desta forma mostrar ainda mais uma modalidade que está adormecida.

 

 Nuno Carrão enquanto ainda treinava o HC Paço do Rei

 

  

Acho que não me posso sentir descriminado por praticar a modalidade de que gosto

 

Foi com orgulho que Hugo Paiva de 22 anos, e 17 enquanto jogador de HP, falou sobre a modalidade que pratica e gosta. Atualmente Hugo joga no Lavra, clube que milita na 2ª Divisão, tendo já passado por clubes como o CD Póvoa, o HC Paço do Rei e o FC Porto. Abordado sobre a falta de informação sobre HP, Hugo atestou “Eu creio que o Hóquei em Patins não está esquecido pelos media. Acredito é que, de há uns 10 anos para cá, tenha ocorrido uma espécie de fase de transição do tão fiel público da modalidade”. Hugo evidenciou ainda que parte da culpa da falta de importância mediática dada ao HP provém de dentro – “Acho que antes de mudar qualquer coisa devemos mudar-nos também a nós, ou seja, criar uma mentalidade mais forte e agressiva nos hoquistas em dizerem bem da nossa modalidade porque se não formos nós, ninguém o fará, com certeza”.

 

  É em cima destes patins que Hugo Paiva pratica o desporto que tanto gosta

 

 Crescimento sobre rodas

 

É um facto cada vez mais inegável. O hóquei em patins socorre-se dos seus próprios meios para passar a informação, isto é, se o cidadão comum pretender aceder a informação atual e fidedigna sobre a modalidade, o melhor sítio para procurar serão sites e blogs criados por praticantes ou amantes da modalidade, como o Mundo do Hóquei, o hoqueiempatins.com, a Plurisports – canal online dedicado a modalidade, ou os sites oficiais da Federação de Patinagem de Portugal ou das Associações de Patinagem. Desde há dois anos que também o Porto Canal transmite jogos da modalidade e mais recentemente, nesta época, a RTP2 assegurou a transmissão de um jogo semanalmente. Segundo dados da Federação de Patinagem de Portugal, em 2009, existiam mais de 250 clubes, 10 000 atletas, 3 000 treinadores/dirigentes/árbitros o que faz do HP um desporto em expansão sem nunca esquecer os cerca de 75 gloriosos anos que valeram a Portugal mais títulos que qualquer outro país no mundo.

 

 

 

 

“O Hóquei em Patins é o desporto de uma rua (em Itália), de uma cidade (San Juan, Argentina), de uma região (Catalunha, Espanha) e de um país (Portugal).”

 

 

 

Pedro Miguel Martins

 

publicado por blogafazerdeconta às 21:15

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO