Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

13
Mai 12

Tal como para um português o galo de Barcelos, ou até mesmo o pastel de nata, pode definir Portugal, muitos ingleses consideram que a frase “Keep Calm and Carry On” resume, na perfeição, aquilo que são. Sara Sá viveu em Inglaterra quase cinco anos e comprova tal facto. A bailarina, formada numa Academia em Londres, assume que aquele lema surge, quer em cartazes de rua, quer em simples recordações.

Aqui há dias, Cristiano Ronaldo marcou mais um golo. Tal facto, não é, para nós, novidade alguma. Mas sim a forma como decidiu festeja-lo, na partida contra o Barcelona FC. “Keep Calm… Ronaldo is Here” foi, no dia seguinte ao jogo, uma das frases mais partilhadas através do facebook. Mas, afinal, qual a origem deste lema que nos apela à calma e nos manda seguir em frente?

 

Fig. 1 - Consta que este cartaz personalizado foi um dos mais partilhados nas redes sociais.

“Keep Calm”… agora vais conhecer a história!


Como terá surgido esta frase que, por muitos, é adotado como lema para a vida? Será que surgiu fruto da imaginação de um cibernauta da atualidade? A resposta está longe de ser atual. Embora nos deparemos, constantemente, com o cartaz que anuncia esta frase, quer no facebook, quer em blogs, ou até mesmos em sites de partilha de imagens, este foi elaborado, pela primeira vez no ano de 1939, pelo Ministério da Informação britânico. Viviam-se momentos aterrorizadores com o início da II Guerra Mundial e o perigo de invasão por parte da Alemanha era iminente. Por isso, o governo elaborou uma série de três cartazes com mensagens motivacionais. 

Para saberes mais pormenores, clica no video.

 

 

Consta que o terceiro cartazes, “Keep Calm and Carry on”, estaria reservado para uma eventual invasão nazi à Inglaterra. Porém, dado que tal nunca aconteceu, o cartaz permaneceu guardado e nunca chegou a ser divulgado. Há quem creia que estes cartazes terão sido destruídos em 1945, data que assinalou o término da guerra.

 

Fig. 2 - A mensagem funcionava como um grito de ânimo para os cidadãos

 

Um design único...


O design do cartaz era, especialmente, coloquial. Através de várias estratégias adotadas durante a conceção, conseguia-se evitar qualquer tipo de falsificação e retaliação por parte do inimigo. Desprovidos de qualquer género de imagens, no cartaz poder-se-ia apreciar o desenho da coroa simbólica George VI no topo e a mensagem do Rei, com letras simples e apenas de duas cores.

Embora tenha já passado mais de meio século, muitas variantes começaram a surgir, a partir do momento em que cada pessoa deu um conselho para keep calm.

 

Existem até sites que reproduzem, de forma automática, o cartaz, sendo apenas necessário introduzir a frase que desejarmos. Vários são os utilizadores do facebook que “gostaram” desta iniciativa e publicam os próprios conselhos no próprio mural. No entanto, esta plataforma de (re)criação de conselhos para o keep calm está, ainda, disponível para softwares “Android” e também “IOS”. 

 

 

…Carry On!

 

Consta que, um funcionário de uma livraria que comercializava livros em segunda mão, chamada Barter Books, em Alnwick, terá encontrado uma cópia do cartaz “Keep Calm and Carry On”. Depois de ter sido pendurado numa das paredes da livraria, os donos começar a receber solicitações de cópias e a comercializar este cartaz. A partir deste momento, a mensagem tem sido fonte de inspiração em tudo o mundo. 

 

Em consonância com esta frase, surgiram, também, outros lemas tais como “Now Panic and Freak Out”, cuja coroa surge invertida, ou recentemente, o famoso “Keep Calm… Eu Sou Finalista”, à moda bem portuguesa.

Sabe-se que um reduzido número de cartazes originais se encontram no National Archives and The Imperial War Museum, em Londres e mais quinze foram encontrados no BBC’s Antiques Roadshow.

Fig. 3 - Um simples conselho pode ser dado através dos sites de reprodução.
O autor que criou esta frase continua no anonimato. No entanto é impressionante pensar que, mesmo com o avançar dos anos, muitos continuem a resgatar forças, na essência desta frase que se tornou, minha, tua e nossa, nos dias de hoje. 
Por: Ana Pinto


publicado por anavanessapinto às 23:01

SEm duvida uma msg viral.. que está em todo o lado e em todo o mundo.
carabinas a 18 de Fevereiro de 2013 às 22:47

Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO