Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

05
Abr 13

Luís Henrique Pereira, apresentador e produtor do programa da RTP "VIDA ANIMAL EM PORTUGAL E NO MUNDO", foi convidado, no passado dia 3 de abril, a apresentar uma sessão para os alunos de jornalismo do 3.º ano da Universidade Lusófona do Porto. É formado em Ciências da Comunicação e desde cedo tem uma enorme paixão pelos animais e por perceber verdadeira forma de agir deles. Neste momento é o único jornalista especializado na área do ambiente e foi dar a conhecer melhor a sua profissão aos alunos. É jornalista da RTP desde 1994, e foi o primeiro em Portugal a fazer documentários de vida animal selvagem, recentemente recebeu o prémio FAPAS (Fundação para a Proteção dos Animais Selvagens).

 

Considera-se um Homem apaixonado pelo documentário de vida selvagem e tenta em cada programa “levar o cenário ao espectador”, há uma linguagem própria em que a imagem é o fator principal e o texto é o suporte, vai onde a imagem não consegue ir.

 

Conta Luís Henrique Pereira que quase sempre a planificação que se leva para o terreno é modificada, “a natureza troca todos os sentidos”, e por isso é preciso ser um apaixonado pelo trabalho e pelos animais e estar disposto a certas condições físicas que não são as habituais.

 

Para o jornalista, no mundo animal a ética é muito importante e está acima de tudo. É necessário respeitar sempre os animais e esperar que as coisas aconteçam, os animais são as vedetas e é imprescindível “procurar a cena, e não uma cena”. A ajuda de investigadores e cientistas é fundamental para que seja mais fácil chegar aos animais de forma adequada, e captar o que é mais importante e dar as informações de forma correta.

 

Luís Henrique Pereira, partilhou com os alunos para finalizar a sessão uma preocupação que existe em todos os cientistas e investigadores, o aumento de números de animais em vias de extinção, onde o Homem é o principal causador desta ocorrência. “O Homem é o maior predador. Homem sente-se acima da natureza!”

 

Por: Diana Sanches

publicado por Diana às 20:35

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO