Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

05
Abr 13

Luis Henrique Pereira, licenciado pela Universidade Fernando Pessoa, foi desde novo um apaixonado pela Natureza. Encontrou-se nos documentários de vida selvagem e acredita que "sem paixão dificilmente se consegue ser bem sucedido, é preciso paixão".


Jornalista e produtor, revela em si um espírito pioneiro pois foi o primeiro em Portugal a fazer documentários de vida animal selvagem - "Vida animal em Portugal e no Mundo".

Jornalista desde 1989, iniciou-se na Rádio Renascença e desde 1994 que integra a redação da RTP. O seu respeito pela Natureza e dedicação incondicional, valeu-lhe o prémio FAPAS (Fundação para a Proteção dos Animais Selvagens) ao documentário "Vida Animal" da RTP, "é sempre bom saber que o nosso trabalho é reconhecido...nunca é demais. Quem disser o contrário falta à verdade".


No seu trabalho, considera que "os animais são as vedetas e os operadores de câmera os mestres", sem esquecer a importância de uma boa relação profissional, pois "deve haver uma relação quase de irmandade".

Luis Henrique Pererira é um homem de Ética que apela à transparência em oposição à manipulação dos documentários, "entrando num habitat natural, que não é o nosso, temos de esperar o animal, ou seja, não manipular. Levar o espetador ao cenário e não o cenário ao espetador." Valoriza o fator tempo na realização dos seus documentários, "procura a cena e não uma cena", sendo fundamental uma boa dose de paciência e gosto pela profissão.


Dedica-se às temáticas relacionadas com o ambiente e vida selvagem mas acima de tudo, procura consciêncializar sobre o papel do Homem, "o verdadeiro animal selvagem", na Natureza e incutir o respeito pelos ecossistemas selvagens e seus habitantes, pois como diz, "a Natureza encontra sempre um caminho, um equilíbrio que não podemos contrariar".

 

 

Trabalho realizado por: Alexandra Alves

publicado por xanaalves às 23:19

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO