Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

12
Abr 13


Paula Rebelo, jornalista na área da saúde foi a convidada para a aula aberta realizada na Universidade Lusófona do Porto (ULP). A jornalista, licenciada na Escola Superior de Jornalismo foi recentemente distinguida pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia devido ao trabalho desenvolvido na reportagem sobre a doença renal crónica.

 

A jornalista abordou vários temas, que considera pertinentes para os jovens jornalistas, entre os quais a importância: das fontes, estas devem ser credíveis, disponíveis, boas comunicadoras, de confiança e variadas; do contraditório, há necessidade de confrontar dados e cruzar todas as informações; da imagem, pois não deve ser feita de ânimo leve, no entanto, "às vezes é preciso abanar consciências"; dos riscos inerentes à profissão, a manipulação, os lobbies, a emoção são alguns exemplos dados por Paula Rebelo.

 

A questão das fontes foi muito abordada, a jornalista considera crucial a manutenção das mesmas. Chega mesmo a admitir uma espécie de "ronda", este cultivo das fontes "permite estabelecer o contato com as pessoas, temos de manter-nos interessantes". Falou também da importância de ultrapassar tecnicismos, evitar sensacionalismos e da certeza daquilo que se diz, explicando que "na área da saúde não há margem de erro, afeta demasiadas pessoas". 

Percebe-se, assim, o cerne da sua máxima "Traduzir, Simplificar, Ser Interessante", que considera muito útil na sua profissão.

 

Neste encontro, acima de tudo, Paula Rebelo procurou transmitir informações relevantes e partilhar experiências de forma a preparar os alunos de Ciências da Comunicação e da Cultura para as mais diversas e adversas situações futuras. Uma aula construtiva que aprofundou assuntos específicos próprios da disciplina, Jornalismo Especializado.

 

 

Trabalho realizado por: Alexandra Alves

 

 

publicado por xanaalves às 22:06

Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

15
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO