Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

17
Mar 10

 


Rui Baptista, Jornalista da Agência Lusa foi o nosso convidado de hoje na aula de jornalismo especializado. Veio falar da sua vasta experiência enquanto jornalista político.
Terão o jornalismo e a política uma relação difícil? Esta foi uma das questões colocadas ao nosso convidado à qual respondeu que elas têm uma “relação de amor e ódio”.
Outras questões que o jornalista deixou no ar foram o facto de a política ser uma área “exigente mas também mais recompensadora quer a nível profissional, pessoal ou até mesmo económico”. Frisa também que uma das coisas mais “importantes da política é a verdade”, algo que de alguma forma se contrapõe com o que Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas da Rainha disse no XXXII Congresso Nacional PSD. “Se não fosse mentiroso não era presidente da câmara”.
As questões levantadas por Rui Baptista levaram-me a formar opiniões.
Considero que os jornalistas amam os políticos e quem está perto deles porque lhes dão informações que os permitem fazer notícia. Assim, também os políticos amam os órgãos de comunicação social, porque ao serem injuriados ou bem falados leva a que o público os defenda ou passe a admira-los ainda mais.
Sendo o jornalismo considerado o 4º poder tem o dever de informar os cidadãos sobre tudo o que acontece não só na vida política mas em todas as áreas. A política é um dos temas mais importantes porque é o que mais respeito diz ao cidadão, uma vez que somos regidos por um presidente e temos de saber quais as suas decisões para o país. Para além disso há que salientar que a política engloba imensas áreas, desde a saúde, à educação, tribunal constitucional, etc, o que faz com que a política esteja sempre presente nas nossas vidas.
É também na” vida política que se conhece o carácter do homem”. Na minha opinião o que Rui Baptista queria dizer quando citou esta frase é que é quando se tem poder que se mostra realmente quem se é, assim como é também na política que se discute e que se vê a força das palavras. 

 

Joana Teixeira

publicado por joanamorais às 19:13

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO