Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

24
Mai 13

 

 

No dia 22 de Abril, o jornalista e radialista Álvaro Costa esteve numa aula aberta na Universidade Lusófona do Porto, para falar sobre o infotainment e showbiz no contexto do mundo digital.

 

Álvaro Costa tem feito vários programas sobre o mundo do futebol, como o "Grande Área", da RTP Informação. Durante anos, apresentou o premiado programa "Liga dos Últimos".

 

O principal tema no qual o jornalista se centrou foram as mudanças que actualmente existem no paradigma da comunicação, afirmando que o “facebook se tornou numa forma de comunicação”.

 

A nova geração e os novos modelos de comunicação fizeram parte desta “conversa informal”, conforme apelidou o jornalista a aula aberta. “A minha inspiração actual é a nova geração” porque a diferença é que “nós reflectimos as coisas e vocês usam-nas”, dizendo que os jovens, actualmente tem ao seu dispor um conjunto de ferramentas que lhes permitem divulgar não só os seus interesses, como os seus projectos e trabalhos e uma das possibilidades que hoje se encontra é através dos canais na web, 

“hoje em dia somos todos meios de comunicação, o I media, o self-media”

 

A convergência empresarial dos meios de comunicação tradicionais e a necessidade de fazer cortes de produção, deram origem á figura do jornalista multimédia, alguém que nos próximos tempos será capaz de produzir e editar notícias para os diferentes media. Esta questão também foi abordada por Álvaro Costa, que afirmou que o comunicador dos tempos actuais tem de ter um “lado híbrido e tem de ser capaz de se reinventar”, e acabou por dar um exemplo pessoal e que ocorreu durante a sua carreira enquanto jornalista. 

 

 

Além disto, também o futuro dos canais generalistas esteve presente nesta aula, pois o jornalista fez questão de dizer que “Os canais generalistas vão existir enquanto existir publicidade tal como a conhecemos e existirem eventos” porque neste momento é isto que faz com que os canais generalistas sobrevivam. Na era do digital isto é diferente, porque “tudo o que está nestes canais vai migrar para outros pontos, outros canais como o Youtube”.


Para todos os alunos que assistiram a esta aula Álvaro Costa deixou alguns conselhos, “Tem de sair das faculdades bem formados, ter noção da ética e do rigor que rege a profissão, mas ao mesmo tempo adaptar-se aos novos tempos” porque actualmente não basta apresentar as notícias por escrito é necessário divulga-las nas mais diferentes plataformas. Aconselhou também a que os jovens criassem os seus próprios canais on line, blogs tudo para poderem divulgar o seu trabalho.

 

 
Ana Luísa Azevedo 


publicado por luisaazevedo às 22:46

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

16
17
18

19
20
21
22
23

26
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO