Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

25
Mai 13


Na passada quarta-feira, dia 22 de Maio, Álvaro Costa foi o último contribuidor para as aulas abertas de Jornalismo Especializado. Foi uma boa forma de encerrar estas sessões, um convidado peculiar e muito interessante desde logo pelo seu brinco na orelha e as suas le coc sportif, a aula desenvolveu-se de forma descontraída e em jeito informal.

 

Apresentador, Radialista, Dj, Ilusionista, Comentador Esportivo e Mestre em Reiki, Álvaro Costa é o exemplo do comunicador dos tempos actuais. Adaptável, versátil e jornalista multimédia, o "comunicador tem de ser capaz de se reinventar". Vários temas foram abordados, mas os novos modelos de comunicação foram o cerne da discussão. 

 

"Como fazer dinheiro com o Jornalismo no novo modelo comunicacional? Como fazer disto business?", foram algumas das questões levantadas. Álvaro Costa, considera que a resposta passa por uma boa formação, "ter um pé no rigor, na deontologia e nos valores fundamentais de jornalismo", mas também por uma adaptação aos tempos reais. O jornalista dos dias de hoje tem de ser um jornalista dos mil e um ofícios, um jornalista multimédia, uma espécie de McGayver.


Considera que, "os novos modelos de comunicação estão assentes na capacidade de cada um de nós, em qualquer altura, ter acesso". Assim sendo, os novos modelos centralizados de rede cabo pagos, vão acabar e migrar para as novas tecnologias. Para Álvaro Costa, a transição para o novo modelo comunicacional, faz-se quando os "canais generalistas, a publicidade e os eventos migrarem para os novos players". Eles não vão deixar de existir, eles vão migrar, "vão transformar-se em programas de conteúdo e serviço".

 

Nos dias que correm, o convidado acredita que "não há audiência, há audiências". "Não devemos de forma alguma subestimar o nosso público", nem para o bem nem para o mal, de facto, "há pessoas fantásticas mas também há pessoas que não recebem a informação da mesma forma que nós". Deveremos, pois, ter sempre em mente a deontologia e o serviço público.

 

Álvaro Costa terminou a sessão com alguns conselhos e incentivos. Apesar de vivermos tempos difíceis, de crise financeira e psicológica, o convidado alertou para os novos desafios, "be careful out there", mas também para as oportunidades do nosso futuro que são fabulosas, "o futuro é brilhante e no mínimo divertido". Dadas as possibilidades multimédia, "é como estarmos dentro de um biblioteca de Alexandria em formato digital". 

 

 

 

Trabalho realizado por: Alexandra Alves

 

 

 

publicado por xanaalves às 11:04

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

16
17
18

19
20
21
22
23

26
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO