Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

07
Abr 10

 

O convidado de hoje na aula de jornalismo especializado foi o jornalista Manuel Molinos. É chefe de redacção do jornal online do Jornal de Notícias e falou-nos sobre jornalismo digital.

Jornalismo digital é o jornalismo feito na Internet. Este tipo de jornalismo deve recorrer a técnicas diferentes do jornalismo escrito, construir a notícia por blocos e há quem diga que não deve seguir a lógica da pirâmide invertida.

O jornalismo digital implica uma mudança de mentalidades, conduziu os jornalistas a fazerem formações e é uma invenção que poderá levar ao desaparecimento dos jornais generalistas em formato papel.

Neste tipo de jornalismo não há jornalistas que façam coberturas apenas para o papel. Como disse Manuel Molinos, houve uma integração/convergência das redacções, o que levou a que os jornalistas tivessem de produzir notícias para texto, som, vídeo, o que veio alterar a forma de se fazer jornalismo. Acaba assim o jornalista do papel, da rádio, da tv, da net e passamos a ter jornalistas pluralistas.

Muda o jornalismo, mudam os consumidores. O jornalista para além de ter que fazer de tudo um pouco tem também de conhecer o seu novo público e produzir informação de acordo com o que este quer ver/ler/ouvir.

Cada vez mais nas redacções se precisa não só de jornalistas, mas também de profissionais de outras áreas que sejam uma mais valia para a evolução do jornalismo digital.

É um tipo de jornalismo que se posiciona no mercado para novos meios (mobile, IPAD, etc.), tendo tendência para deixar o meio que lhe deu origem, a internet.

 

Joana Teixeira

publicado por joanamorais às 18:07

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO