Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

07
Abr 10

 

O chamado “novo jornalismo” ainda tem que crescer no nosso país. A maioria dos jornalistas ainda não estão preparados para uma nova era, que poderá acontecer mais rápido do que aquilo que nós prevíamos. A era de que o jornal impresso poderá tornar-se obsoleto para as futuras gerações. Este jornalismo é uma nova componente, uma “nova plataforma” para os mediadores da informação.

Segundo Manuel Molinos, chefe de redacção on-line do Jornal de Notícias, fala sobre “uma nova realidade” que trouxe com ela “novas mentalidades, mudanças nos hábitos de trabalho, novas tecnologias, formações, etc”. O novo jornalismo é específico, diferente daquilo que estamos a habituados a lidar (impresso), por isso, é necessário uma equipa específica multifacetada (journalism multitask), com formação nas mais diversas áreas. Porquê? Um dos motivos é porque não há financiamento por parte das empresas para ter capacidade de aguentar muitos jornalistas, quando eles são capazes de fazer tudo (noticia, fotografia, vídeo).

O avanço do jornalismo consiste essencialmente na instantaneidade, interactividade, multimédia, e na personalização do conteúdo. Nos dias que correm, a maioria das pessoas não têm tempo para ler grandes histórias ou notícias muito longas. Os leitores/consumidores preferem parágrafos pequenos, claros, interactividade, e todas as notícias “têm que estar adequadas para cada uma delas”.

Aliar o jornalismo à internet, entre o twitter, hi5, facebook, e jornais podem dar ao leitor muito mais poder de escolha e liberdade para escrever. Abriu-se um espaço para as pessoas enviarem reportagens, fotos e vídeos, interagindo com os jornalistas porque a “rede é fazer as pessoas caminharem” afirma Manuel Molinos.

Apesar de todas as vantagens que o on-line pode trazer e de afirmarem que no futuro só existiram dois ou três jornais generalistas, nada deixa de existir sem que o público decida, ainda é uma reacção que está a ser estudada pelos meios de comunicação.

 

             Luana Barbosa

 

 

 

 

 

 

 

publicado por luanabarbosa às 18:52

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO