Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

17
Jun 10

 

"Story-line"

 

Realizado por Kevin McDonald, este filme é baseado numa série política da BBC. Com nomes sonantes no seu elenco principal, como Russell Crowe, Ben Affleck, Harry Lennix e Rachel McAdams, “State of Play”, conta uma história que aborda as reviravoltas e conspirações político-militares. Ao mesmo tempo que entramos numa rede de informações e transformações, dadas e muito bem pelo excelente argumento, damos conta de que este não é só mais um Thriller Político mas sim o bom resultado de uma investigação fictícia que consegue prender-nos ao ecrã.  Neste caso, trata-se de uma investigação com final feliz, carregada de perspicácia do jornalista. É um argumento complexo que requer bastante atenção mas que deixa transparecer o brilhantismo e talento de McDonald.

 


 

1.Com bom resultado, mas com estrutura previsível, Intrigas de Estado vale como um entretenimento passageiro.”


 

 

Se ainda não viu o filme, aqui pode assistir ao Thriller, e ficar assim com uma ideia mais objectiva, para uma melhor compreensão daquilo que abaixo se analisa.

 

 

Argumento

 

Tudo começa com a estranha mas complexa morte da assistente de um congressista em frente ao metro e a de um rapaz num beco. Estas duas mortes parecem não ter nada em comum, mas não para o Cal McAffrey (Russell Crowe), um jornalista reconhecido na área da investigação, que no dia seguinte vai ao local do crime recolher algumas informações sobre o sucedido junto do encarregado do caso, o detective Donald Bell (Harry Lennix). Isto acontece ao mesmo tempo que Stephen Collins (Ben Affleck), é informado da morte da sua assistente de investigação, Sonia Baker (Maria Thayer). Esta notícia deixa Stephen abalado, o que faz com que não se consiga conter durante a audiência de inquérito, levando a que a Comunicação Social especulasse que ele e Sonia eram amantes. Com isto tudo, McAffrey começa a acreditar que Stephen, seu amigo de longa data, possa estar a ser alvo de uma estratégia de desacreditação por parte da empresa de segurança privada que está a investigar.

Conforme o tempo vai passando e as notícias surgindo McAffrey, juntamente com Della Frye (Rachel McAdams), uma jornalista política, vão juntando todas as pistas do caso até obterem alguns indícios que apontavam para a possível ligação o homicídio do jovem drogado ao suicídio de Sonia. Essa ligação pode estar relacionada com uma grande conspiração política que liga o Governo e o Exercito à PointCorp, a empresa de segurança privada.

 

Este é um filme que acaba da forma que o espectador, ao início, talvez menos espera, conforme a exposição dos factos. Um filme mais ritmado e dinâmico que o anterior de McDonald, "The Last king of Scotland" (também ele bem aceite pelo público) que envolve um leve romance através do quadrado amorso entre McAffrey, Stephen, sua esposa Anne e Sonia que se torna mais nítido nos momentos finais do filme. Este enfoque amoroso foi um risco que o realizador tomou pois no final ainda pairam muitas questões sem resposta em torno destes envolvimentos.

"State of Play" é um filme que tem o tom certo para o ritmo imposto, aliado a uma boa concepção estética dos planos escuros, muito bem fotografados, que acabam por ser a razão que leva o espectador a se prender ao ecrã.

O filme acaba de uma forma muito repentina, deixando ficar a ideia de ter sido elaborado à pressa, pois perde-se o suspende criado de início, no entanto não deixa de ser dos mais bem conseguidos deste género - thriller político - do realizador McDonald.

 

 

Questões Éticas da Profissão

 

É um filme que nos leva a pensar na importância do jornalismo de investigação e na ética profissional que ele requer. McAffrey, leva ao limite a linha da ética desta profissão, uma vez que um amigo seu, o congressista, está envolvido num escândalo. Este é um perfeito exemplo da prática do jornalismo investigativo, hoje ainda pouco explorado, por vários motivos. No "State of play" encontram-se alguns:  o decréscimo elevado na circulação das publicações tradicionais, que leva a uma crise do sector editorial,  e a evolução que se faz sentir no web jornalismo. É um jornalismo de excelência ainda muito pouco praticado em Portugal porque requer um elevado investimento financeiro e muito tempo. Algo que os Órgãos de Comunicação Social portugueses ainda não estão preparados para oferecer.

 

 

Em baixo pode saber mais de cada um dos actores e do próprio realizador, nomeadamente sobre outros trabalhos que tenham realizado, com um simples click em cima do nome pretendido. Pode ainda visitar o site oficial do filme, bem como a página do IMDB, em português, que lhe dá mais informações, como a duração do filme, as características, etc.

 

Elenco:

Realizador: Kevin Macdonald
Estreou em Portugal a 18 de Junho de 2009
Mais Info: IMDB
Site Oficial: clique aqui

     

    Carla Coelho

     


    publicado por carlacoelho às 23:01

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.


    Junho 2010
    Dom
    Seg
    Ter
    Qua
    Qui
    Sex
    Sab

    1
    2
    3
    4
    5

    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12

    13
    14
    19

    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26

    27
    28
    29
    30


    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    subscrever feeds
    pesquisar
     
    blogs SAPO