Manuel Molinos, marcou presença no passado dia 29 de Abril na aula de jornalismo especializado. Actualmente editor online do Jornal de Notícias, já foi jornalista do “Comércio do Porto”, e chefe de redacção do jornal on-line diariodonorte.pt, distingue se por ser um jornalista da era digital.
O convidado iniciou a sua intervenção referindo que o Jornal de Noticias foi o primeiro diário em Portugal a ter edição online, no entanto esta resumia se à transposição de artigos da versão papel para a versão Web, estando este trabalho a cargo de apenas 2 jornalistas. Este processo estendeu-se até 2008 mas a aposta na formação na tecnologia, criatividade e inovação, marcam uma viragem no desenvolvimento do jornalismo online.
A remodelação do site, trouxe consigo a necessidade da criação de um núcleo de jornalistas para trabalhar online executando tarefas em plataformas digitais, uma vez que se tornou importante a hierarquização da informação na web, impulsionando o jornalismo digital.
Em seguida a este grande passo, segue-se uma grande aposta na multimédia, onde existe um restrito número de profissionais experientes em flash e javascript, resultando desta infografia. Manuel Molinos afirma “Que um jornalista tem o dever de saber/executar as novas tecnologias que vão surgindo. É importante os jornalistas actualmente saberem trabalhar com várias plataformas e programas.”
Uma vez que as redes sociais estão em destaque e assumem um papel relevante perante a sociedade, o orador referiu a importância da passagem da informação para as redes sociais.
O JN, investiu na criação de um posto de gestor de redes sociais, não limitando se somente a colocar posts, estando atento ao que se passa nas mesmas, realçou o facto de ser bastante importante estabelecer o contacto com os utilizadores para uma maior interacção com o público.
Nas redes sociais como facebook e twitter são transmitidos hiperligações, que redireccionam os utilizadores para o site onde podem aprofundar os temas postados nas redes.
Entre 2008 e 2010, o JN manteve se associado à PT, e a grande parte das visitas ao site eram realizadas pela Sapo, o que já não vem acontecer com a criação de um domínio próprio, contando com referências das notícias feitas pelo Google, fazendo disparar o número de entradas externas.
O Jornal de Notícias mantém de lema “Se existe um produto novo, nos queremos estar lá”, o JN tem acompanhado a evolução da tecnologia, empenhando se e investindo em dispositivos móveis com aplicações para Ipad e iPhone, contando ainda com E-paper uma versão digital do jornal.
O grande objectivo é estar sempre cada vez mais perto de cada um,de forma mais simples e rápida.
Por: Marta Soares