Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

24
Mai 13

 

 

A Universidade Lusófona do Porto foi novamente espaço de aula aberta. O novo convidado, Álvaro Costa, abordou vários temas entre os quais o paradigma do comunicador na nova geração das redes sociais, numa seção que durou duas horas na passada quarta-feira dia 22 de maio.

 

Qual é o papel do comunicador atualmente, em especial no mundo online? Foi a pergunta que Álvaro Costa, o enérgico caxineiro e jornalista da Antena 3, tentou responder. Tomou como exemplo a própria experiência, mais concretamente na época após apresentar o programa Liga dos Últimos para a RTP. “Quando o Michael Jackson morreu, fiz a cobertura noticiosa ao qual uma pessoa disse num blogue: o que faz ali o tipo da Liga dos Últimos?”.

 

  

Agora é uma pessoa mais atenta à nova geração, que reage cada vez mais rápido ao comunicador de massas, como Álvaro, num mundo mais ligado à internet. Num discurso decorado com anglicanismos como "mainstream", "whatever" e outros jargões típicos de um utilizador online do século XXI, explica que a interação com o utilizador online é a máxima do jornalista, que “nunca está só a ouvir o programa. Está em vários sítios ao mesmo tempo, a falar no Skype, a mandar mensagens. Se a interação falhar perde-se a atenção da audiência”.

 

 

Álvaro Costa chama também atenção para o acesso à net, que é “ tão instantâneo que até dói”. Explica que é necessário estabelecer um modelo de comunicação apropriado, para depois perceber qual o modelo económico mais viável. "Portugal está atrasado 10 anos em relação aos EUA", os pioneiros das redes sociais. Com a crise, torna-se "difícil arriscar pois não há dinheiro". Para ele, o futuro está no grátis, onde os "modelos tradicionais passarão para a net, para os grandes playeres como é o caso do YouTube". Os canais generalistas "só sobrevivem enquanto houver publicidade e eventos como a vinda de papas".

 

Álvaro Costa finaliza a sessão com algumas ideias quanto ao futuro da profissão, que "é brilhante e as possibilidades são imensas, daí que seja necessário estabelecer uma ordem na vasta biblioteca de Alexandria. Os meios de comunicação tornam-nos realizadores, como o caso do iPad em que podemos tirar fotografias e fazer vídeos da realidade que queremos captar. É fundamental usar os métodos de deontologia e perceber que estamos sempre no domínio público, mesmo no online".

 

Alguns dados:

Homem da Rádio

A cidade do Porto é o local ideal para viver deste portista incondicional

Amante da Cultura Pop, desde aos filmes à música

Disc Jockey

Pai de uma menina 

 

Trabalhos:

-BBC (programa Music Box)

-Liga dos Últimos (RTP)

-Bons Rapazes (programa da Antena3)

-Grande Área (RTPInformação)

-Portugal 3.0 (atualmente no ar na Antena 3)

-AC tv, projeto para um novo cana de informação

 

 

Imagens: Página Oficial de Facebook Álvaro Costa
Veja também: 

Por:
João Mota 
publicado por jonasmota às 18:33

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

16
17
18

19
20
21
22
23

26
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO