Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

24
Mai 13

No passado dia 22 de Maio de 2013 a Universidade Lusófona do Porto, mais especificamente os alunos de Ciências da Comunicação e da Cultura receberam Álvaro Costa, convidado por Daniel Catalão, professor da cadeira de Jornalismo Especializado do 3.º ano.

Álvaro Costa nasceu em 1959, iniciando a sua carreira na rádio em 1980 na RDP, passou ainda pela Rádio Comercial, Antena 1 e Rádio Nova, apresentou o programa ”Liga dos Últimos” transmitido pela RTP e participou em “Bons rapazes” na Antena 3.

 

 

 

 

Foi com descontração e boa disposição que Álvaro Costa começou por partilhar algumas das suas ideias relativamente a novos paradigmas de comunicação. Para o apresentador, a sociedade encontra-se em constante mudança essencialmente gerada pelo surgimento das novas tecnologias. Em qualquer lado temos rápido acesso à internet e outros suportes que nos mantém sempre presentes, evoluídos e atualizados. O convidado salienta que as redes sociais como Facebook, Youtube, Twitter, etc. são exemplos de novos meios de comunicação que quase toda a gente utiliza para comunicar. Na atualidade é fácil a entrada a todos estes meios, que se tornaram tão presentes na vida de todos a uma velocidade brusca. Qualquer pessoa através de uma conta numa rede social tem acesso a todos os instrumentos para difundir uma notícia e fazer espalhar uma mensagem. “Comunicadores do século XXI”, como refere Álvaro Costa. Aliás é de salientar que qualquer notícia/mensagem/evento que seja foco nas redes sociais começa a ter mais impacto do que aquilo que se passa por exemplo nas televisões. “Existe televisão enquanto existir audiências” diz o  convidado. Começam-se a substituir e a renovar as tecnologias e todas as pessoas devem acompanha-las e estar atentas ao mundo que as rodeia estando de olhos postos no presente e no futuro. Desta forma, o “novo comunicador”, tem que ser multifacetado e capaz de expandir. A nova tecnologia é um meio que facilita a informação. Acompanhar toda esta mudança, significa também para os jornalistas, a inclusão de elementos digitais no jornalismo tradicional, não deixando para trás tudo aquilo que é atual e permitir uma integração no futuro.

Para o convidado, esta nova era oferece imensas oportunidades e devem ser agregadas na nossa contemporaneidade.

 

Diana Sanches

publicado por Diana às 22:57

Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

16
17
18

19
20
21
22
23

26
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO