Blog de Jornalismo Especializado, Universidade Lusófona Porto

07
Abr 10

Jornalismo Digital

 

 

 

 

Jornalismo Digital

 

 

 

               Com o advento do jornalismo on-line, é pertinente interrogarmo-nos sobre o futuro dos jornais tradicionais, e dos jornalistas que neles trabalham. “Um novo meio nunca cessa em oprimir os velhos meios, até que encontre para eles novas configurações e posições”.Refere McLuhan em “Os meios de comunicação como extensões do homem”. Já não bastava a concorrência da rádio e, sobretudo, da televisão, actualmente a imprensa ainda é ameaçada pela emergência de um novo meio. Teme-se que o jornal em papel se torne cada vez mais um produto de consumo disponível, (e é cada vez mais comum encontrá-lo disponível gratuitamente nos lugares públicos), para aqueles que não têm possibilidade de consultá-lo na internet.

                O jornalismo digital, webjornalismo, jornalismo on-line, ciberjornalismo ou jornalismo electrónico é o jornalismo dos meios digitais, praticado por um meio comunicacional, a Internet.

                No seguimento das aulas de jornalismo especializado, os alunos do 3ºano ciências da comunicação e cultura tiveram como convidado Manuel Molinos, chefe da redacção on-line do Jornal Noticias. Jornalista a mais de vinte anos Molinos mostrou-nos a importância do jornalismo digital na sociedade e da rápida alteração e adaptação das mentalidades dos indivíduos.

                O jornalismo on-line tem vindo a afirmar-se cada vez mais como o meio de informação escolhido pelas pessoas, deixando a dúvida se outros meios de comunicação, mais concretamente a imprensa conseguirá sobreviver. No entanto o jornalista é da opinião que a imprensa não extinguirá mas certamente que daqui a dez ou quinze anos o número de leitores vai ser muito reduzido.

                Existem vários factores que têm contribuído para o sucesso do webjornalismo como a instantaneidade, interactividade e multimedialidade (quando se junta texto, imagem e vídeo). Estes factores são imprescindíveis para o êxito, porém implica uma maior capacidade, conhecimento e domínio do jornalista em várias áreas. O jornalista tem de entender um pouco de tudo ser polivalente e multifacetado desempenhando várias funções.

Quanto ao conceito de ciberjornalismo ser um tipo de jornalismo moderno e actual, Manuel Molinos considera que não é assim tão recente e que devemos encarar o futuro digital para fora da Web como exemplo as plataformas mobile, IPhone, consolas, Ipad, pocket pc, relógios PDA, etc… Todas estas plataformas leva-nos também para comunidades como facebook, twitter, HI5, etc, que permite-nos interagir com indivíduos e andar informado dando origem à tal Aldeia Global de que nos falava Marshall McLuhan.       

 

               

 

 

                                                                                                                                                            

 

                                                                                                                                           Tiago Barbosa 

publicado por barbosatiago às 22:57

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
20
21
22
23
24

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
blogs SAPO